Marinho chama desfile de Acadêmicos de Niterói de palanque e pede punição
Para senador do PL, o desfile da escola de samba criou um desequilíbrio na disputa democrática ao exaltar quem está no poder e disputará a reeleição
Um dos coordenadores da pré-campanha de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, o senador Rogério Marinho chamou o desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de palanque eleitoral e pediu punição caso sejam constatadas irregularidades.
“O desfile de escola de samba transformado em palanque político a favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ultrapassa todos os limites do razoável. Instrumentalizar um desfile – que deveria ser espaço de manifestação artística – para promover autoridade pública, com nítido viés eleitoral, afronta a ética, o equilíbrio democrático e o princípio da isonomia”, disse Marinho em nota à imprensa.
Na avaliação do parlamentar do PL, o desfile da escola de samba criou um desequilíbrio na disputa democrática ao exaltar quem está no poder e disputará a reeleição. “Se qualquer outro agente político promovesse ato semelhante, a reação institucional seria imediata. A lei não pode ter destinatário escolhido”.
Na nota, o líder da oposição no Senado pontua que não aceitará que se normalize o uso indireto de eventos culturais de grande projeção como instrumento de promoção pessoal e eleitoral.
“Adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis, com a provocação da Justiça Eleitoral, para que se apure eventual abuso de poder político e uso indevido de estruturas que deveriam servir a todos os brasileiros. Pelo bem da democracia e em respeito ao princípio da igualdade de condições entre candidatos, esperamos que, constatadas irregularidades, sejam aplicadas as sanções previstas na legislação”, conclui Marinho.





