Márcio França vai, enfim, ganhar um alojamento na Esplanada
Depois de improvisar um local para despachar, ministro deve ocupar dois andares dentro da estrutura do MDIC, chefiado pelo correligionário Geraldo Alckmin
Demitido há um mês do Ministério de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB) ainda aguarda a sua reacomodação na Esplanada dos Ministérios. Para abrir espaço ao Centrão, o presidente Lula remanejou França para o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – pasta que até hoje apenas foi criada no papel.
Diante desse limbo, conforme mostrou a coluna Radar, França teve de improvisar espaços para despachar e dar seguimento ao seu trabalho. Nos próximos dias, ele ganhará um novo abrigo: dois andares do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), chefiado pelo vice Geraldo Alckmin (PSB). Antes, era lá que funcionava a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo.
A ideia é que em breve também seja formalizada a ida do Sebrae para o guarda-chuva do novo ministério da Microempresa. Como mostrou VEJA, o processo de demissão de França gerou insatisfações dentro do PSB, que viu um rebaixamento do ministro ao ser realocado para abrigar o deputado Silvio Costa, do Republicanos.
Governistas, no entanto, argumentam que o partido dele, com apenas 15 deputados, estava com um espaço muito grande na esplanada e que era necessário fazer concessões para ajudar na ampliação da base aliada no Congresso.