Lula se manifesta pela primeira vez sobre operação contra o Comando Vermelho no Rio
Presidente estava em viagem e voltou ao Brasil na noite de terça-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou pela primeira vez na noite desta quarta-feira, 29, sobre a operação contra o Comando Vermelho que deixou mais de 100 mortos no Rio.
Leia abaixo:
“Me reuni hoje pela manhã com ministros do meu governo e determinei ao ministro da Justiça e ao diretor-geral da Polícia Federal que fossem ao Rio para encontro com o governador.
Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco.
Foi exatamente o que fizemos em agosto na maior operação contra o crime organizado da história do país, que chegou ao coração financeiro de uma grande quadrilha envolvida em venda de drogas, adulteração de combustível e lavagem de dinheiro.
Com a aprovação da PEC da Segurança, que encaminhamos ao Congresso Nacional, vamos garantir que as diferentes forças policiais atuem de maneira conjunta no enfrentamento às facções criminosas”.
O presidente estava em trânsito quando a operação das polícias civil e militar ocorreu nos Morros da Penha e do Alemão. Ele voltava da viagem que fez à Ásia e desembarcou em Brasília na noite de terça-feira. A reunião com ministros a que ele se refere na nota ocorreu nesta quarta.
Após a orientação do presidente, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi ao Rio se encontrar com o governador, Cláudio Castro. Na noite desta quarta, eles anunciaram a criação de um escritório emergencial, unindo estado e governo federal, para combate ao crime organizado.
Sem poder entrar nos Estados Unidos, Barroso já tem um novo refúgio internacional
A reação do governo brasileiro ao primeiro revés da COP30
Ciclone extratropical vai atingir o Brasil nesta sexta, 7: saiba os estados afetados
Baixa presença de líderes na cúpula de Belém frustra Brasil às vésperas da COP30
Michelle é a favorita do bolsonarismo contra Lula em 2026, diz pesquisa







