Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula pediu à Odebrecht 40 milhões de dólares em propina

Em contrapartida, o então presidente liberou 1 bilhão de dólares em financiamentos do BNDES que interessavam à empreiteira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu 40 milhões de dólares à Odebrecht em troca da aprovação de um financiamento bilionário para obras de interesse da companhia em Angola. A afirmação é de Marcelo Odebrecht, o ex-presidente da empreiteira. Em depoimento ao juiz Sergio Moro, ele contou ter sido procurado entre 2009 e 2010 por Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento, que em nome de Lula disse que o governo poderia aprovar o financiamento de 1 bilhão de dólares desde que a empresa pagasse os 40 milhões. Àquela altura, Lula era presidente da República.

“Nós tínhamos interesse, era exportação de bens e serviços, nos tínhamos fechado vários contratos em Angola e que só demandavam essa linha de crédito para fazer exportação de bens e serviços. Quando veio essa negociação, de 1 bilhão, como sempre a gente fazia, a gente tentou mostrar com embasamento técnico que ali era importante […] Nunca tinha tido uma solicitação até porque era uma coisa legítima. Já no caso específico dessa negociação, 2009 e 2010, até acho [que era] porque estava se aproximando a eleição, veio o pedido solicitado pra mim por Paulo Bernardo na época, que veio por indicação do presidente Lula, para que a gente desse uma contribuição de 40 milhões de dólares e eles estariam fazendo a aprovação de uma linha [de crédito] de 1 bilhão de dólares”, disse o ex-presidente da Odebrecht.

Como o dinheiro teria origem em negócios em Angola, Odebrecht conseguiu com a cúpula petista descontar 10% do valor, referentes ao custo da operação para transferir a cifra para o Brasil. Convertido ao câmbio da época, ao fim e ao cabo o repasse foi de 64 milhões de reais. O valor foi creditado diretamente na conta paralela que o PT mantinha junto à Odebrecht – e que era gerenciada pessoalmente por Marcelo Odebrecht. Uma parte desses recursos, como revelou o próprio empreiteiro, foi usada para pagar despesas de Lula.

É a primeira vez que vem a público um testemunho em que Marcelo Odebrecht afirma, com clareza, que o ex-presidente pediu dinheiro para abastecer a chamada conta da propina do PT – da qual ele próprio foi beneficiário, segundo o empreiteiro.

A conta registrou créditos de mais de 200 milhões de reais. Dela eram debitados repasses que a Odebrecht fazia ao partido e a seus dirigentes, de acordo com a necessidade. A Moro, Marcelo Odebrecht deixou claro que os créditos, invariavelmente, vinham de propinas negociadas com a cúpula petista.

Além do valor pago em troca da liberação do financiamento de 1 bilhão que bancaria contratos da empresa em Angola, Odebrecht conta que um outro aporte, de 50 milhões, veio de um pedido feito pessoalmente a ele pelo então ministro Guido Mantega. O valor foi liberado em troca de uma medida provisória editada pelo governo petista que beneficiou a Braskem, braço petroquímico do Grupo Odebrecht.

EXTRATO – A conta que o PT mantinha junto à Odebrecht: saldo chegou a 200 milhões de reais

EXTRATO – A conta que o PT mantinha junto à Odebrecht: saldo chegou a 200 milhões de reais (veja.com/VEJA.com)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antonio Carlos Dos Santos

    Quando digo para alguém chegado a mim, vai lá e diz para fulano que preciso disso, não fui eu que pedi, mas o meu chegado pediu para mim a meu mando! Quando será que os defensores desse molusco vão entender isso????

    Curtir

  2. Só falta a prisão, mais nada

    Curtir

  3. PAUNOMOLUSCO

    Lula na prisão JÁ!!!

    Curtir

  4. Clovis Sergio Fialho

    Gostaria de saber se tecnicamente,o Lula pôde ser responsabilizado, uma vez que ele não pediu diretamente as quantias relatadas pelo delator, creio que o juiz Moro poderia condená-lo por convicção que ele supostamente foi responsável, a lei não exige prova material ?

    Curtir

  5. Engraçado é muitos acharem que LULA não pode responder por não pegar o dinheiro pessoalmente, mas se esquece que os generais são condenados por crimes de guerra sem se quer tocar em uma arma….

    Curtir

  6. Acabou com o Brasil!!! Passará para a história como um dos maiores criminosos brasileiros.😤

    Curtir

  7. Wilson A. Zamignani

    E AGORA OS PETISTAS OTÁRIOS VÃO FALAR OQUE?

    Curtir

  8. mirem. watergate e facam um jornalismo. serio e investagativo, ficar na internet e deduzir conclusões. e fácil e ainda parece trabalho de estagiario

    Curtir

  9. Ataíde Jorge de Oliveira

    40 !
    4 0 !!
    TuDo de LuLLaLLau => Q U A R ENT@!!!
    E$TE FiLLh@ D@ Mã& $ó aPRENDEU a CONTAR até : q u a r e n t a.R$.rs.R$
    Q U A R E N T A_ZiLLhõE$$
    $EjjE_Lá o Q ÇEjjE — MeNa$ DE 1_$ü_RêaLL, né_MaNé

    Curtir

  10. JL CREATIONS

    Essa prisão só tá demorando demais… Até quando vão arrastar essa novela!?

    Curtir