O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou à Bahia nesta quarta-feira, 12, para cumprir agendas de campanha em Salvador. O estado lhe deu a maior vantagem no primeiro turno e é uma das apostas da campanha para vencer a eleição.
O petista participou de uma coletiva de imprensa e depois foi a uma caminhada pelo circuito Ondina-Farol da Barra, tradicional no Carnaval de Salvador. “Quero agradecer o povo baiano, de coração. Eu não sei como agradecer, mas vou precisar de um pouco mais de voto. Se alguém tiver dúvida ainda, se alguém por acaso não votou, não fez a biometria direito, pode fazer que o Lulinha está doido para ter um voto a mais”, disse.
No primeiro turno, Lula teve 3,8 milhões de votos a mais que Bolsonaro na Bahia, a maior distância em números absolutos em todo o Brasil. Para se ter uma dimensão da votação do petista no estado, em todo o país, a vantagem do ex-presidente sobre Jair Bolsonaro foi de 6,2 milhões de votos. A campanha acredita que há espaço para crescer, já que Lula teve 69,5% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Fernando Haddad, candidato presidencial petista em 2018, chegou a 73% na etapa final da eleição.
Ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT), candidato ao governo baiano, Lula fez um discurso sobre o dia das crianças, falou sobre a fome no país, defendeu a igualdade salarial entre homens e mulheres e fez críticas a Bolsonaro. O petista também voltou a prometer a isenção do imposto de renda para salários até 5.000 reais.