Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula encerra mandato com aprovação de 83%, afirma Ibope

Para 84%, país está melhor. Pior área foi a saúde, e a melhor, combate à miséria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao fim de seu segundo mandato com uma aprovação popular recorde: 83% consideram seu governo bom ou ótimo, conforme pesquisa divulgada neste domingo pelo instituto Datafolha. Para 13% dos brasileiros, o governo Lula foi regular. Só 4% acham que a gestão do petista foi ruim ou péssima. A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 do mês passado, com 11.281 entrevistados e margem de erro de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Leia também: na semana passada, ibope apontou aprovação popular de 80% a Lula

Os dois antecessores eleitos de Lula saíram do cargo com aprovação muito menor. Fernando Collor deixou o cargo em função de um processo de impeachment, em 1992. Tinha só 9% de aprovação. Fernando Henrique Cardoso encerrou o seu segundo mandato em 2002. Sua aprovação era de 26%. Itamar Franco, que era vice de Collor e só chegou ao cargo por causa da queda do então presidente, terminou seu governo (1992-1994) com 41% de aprovação popular conforme dados do Datafolha.

Na pesquisa que avaliou o governo Lula, 84% dos entrevistados dizem que o país está melhor depois de oito anos de governo do petista. Conforme a sondagem, o presidente é aprovado por 84% dos pobres, enquanto 67% dos ricos consideram seu governo bom ou ótimo. No Nordeste, sua gestão é considerada boa ou ótima por 88% das pessoas. No Sul, o índice cai para 77%. Na avaliação popular, o pior ponto do governo Lula é a área da saúde pública (para 23%); o melhor, combate à miséria (para 19%).