Lula avança e pode ganhar de Bolsonaro no primeiro turno
Segundo pesquisa Genial/Quaest, a vantagem do petista, que era de oito pontos em meados de setembro, chegou a 13 pontos
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 28, mostra a ampliação da vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. De acordo com o levantamento, o petista cresceu dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, e atingiu 46% de intenções de voto, enquanto o presidente caiu um ponto, de 34% para 33%, na comparação com a semana anterior.
A vantagem de Lula, que era de oito pontos percentuais em meados de setembro, agora é de 13 pontos. Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) mantiveram os mesmos percentuais — respectivamente, 6%, 5% e 1%. Os demais concorrentes não pontuaram. Esses números tornam possível uma vitória no primeiro turno do ex-presidente, já que ele alcança 50,5% dos votos válidos. Para que haja definição num turno só, o candidato tem de conseguir 50% dos votos válidos mais um voto.
Na simulação de segundo turno, também aumentou a dianteira de Lula. Na semana passada, ele vencia Bolsonaro por 50% a 40%. Agora, o placar é de 52% a 38%.