Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Iphan manda Temer tirar rede de proteção do Alvorada

Rede foi instalada no final do ano passado quando presidente decidiu se mudar do Palácio do Jaburu para o Alvorada e visava evitar acidentes com Michelzinho

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou ao governo que retire a tela de nylon instalada na varanda do Palácio da Alvorada para evitar acidentes com o filho mais novo do presidente Michel Temer, Michelzinho, de sete anos. A rede foi instalada no final do ano passado, quando Temer decidiu se mudar do Palácio do Jaburu para o Alvorada. O presidente, no entanto, “não gostou” da residência oficial e ficou lá com a família apenas uma semana.

Enquanto aproveitava o carnaval na Bahia, no fim de fevereiro, mandou que fosse feita a mudança de volta. Ao desembarcar em Brasília, retornou para o Jaburu, onde mora desde que assumiu a Vice-Presidência, em 2011.

Como a tela foi colocada para segurança do menino, passou a ser desnecessária. Não há previsão de quando vai ocorrer a desinstalação. Michelzinho se perdia no Alvorada, nos dias em que viveu lá. O Palácio tem 400 mil metros quadrados de área.

O diretor de Documentação Histórica do gabinete presidencial, Antônio Lessa, considera a polêmica “sem sentido”. Segundo ele, “a tela de proteção é móvel e, sendo assim, ela poderia ser retirada mesmo que o presidente estivesse morando lá. Por exemplo, em caso de algum evento especial com uma autoridade estrangeira”.

“Se o presidente tiver de ocupar o Palácio do Alvorada, para qualquer situação, se o filho voltar para lá, a rede será colocada de novo. É uma medida de segurança. Se nós protegemos até nossos gatos, que dirá os nossos filhos?”, afirmou o diretor. Para Lessa, a instalação da rede “não altera a arquitetura do Palácio”, por ser removível.

A instalação da tela foi autorizada “em caráter temporário” pelo Iphan em outubro do ano passado, com a condição de que “nenhum elemento de fixação” utilizasse “as superfícies revestidas em pedra (mármore)”. A área onde foi instalada a tela fica no segundo andar do Alvorada, na parte íntima do Palácio.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Iphan manda?!Manda o que?Sensacionalismo barato,execravel!No maximo requerer um pedido d retirada.MAS,a noticia tem que chocar,nao e mesmo?O poste mijou no cachorro,e melhor que ao contrario.Olha,eu respeitava essa ISSO.Que se pode ser chamar de revista,Depois que a dentuça maldita saio da. Presidencia,Isso,A revista deu uma guinada pra esquerda que envergonha seus eleitotes…BOICOTEM ISSO

    Curtir

  2. Bom dia. O nosso país, Brasil, se apequenou, que coisa pequena…Parece fofoca da Candinha. Temos leis para proteger animais e agora para proteger uma criança é esse carnaval todo? Que tristeza!

    Curtir

  3. Quem diria que eu viveria para ver a Veja se tornando mais um panfleto de esquerda!!!

    Curtir

  4. Em caso de acidente, deve-se pedir socorro ao iphan?

    Curtir

  5. Sidney Alves de Oliveira

    A palavra CRITÉRIO foi extinta no Brasil neee ?
    Os que são na verdade EMPREGADOS DA NAÇÃO insistem em serem TUTORES …etc etc enquanto exercem….os seus Cargos Representativos .
    Até quando mesmo ?

    Curtir

  6. Piada!

    Curtir

  7. Paulo Bertazzi

    Hummm, é preciso desinfetar, desratizar e higienizar esse órgão ainda infestado de petralhas

    Curtir

  8. Ah Iphan, como se o próprio Temer fosse lá fazê-lo. Talvez ele acene com a cabeça e alguém vá lá tirar… no máximo!

    Curtir

  9. ivanildo area lima

    Quatrocentos mil metros quadrados???

    Curtir