Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CNI/Ibope: 75% veem Bolsonaro no ‘caminho certo’

Primeiras medidas anunciadas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro são aprovadas pela maioria da população

As primeiras medidas anunciadas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em seu governo de transição são aprovadas pela maioria da população, segundo pesquisa do instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (13). Para 75% da população, o eleito está no “caminho certo”.

Esta é a primeira pesquisa publicada após a eleição do deputado federal pelo Rio de Janeiro em outubro. Outros 14% discordam das medidas anunciadas e veem o futuro governo no “caminho errado”; 11% não sabem ou não responderam.

A pesquisa também mostra otimismo do brasileiro em relação ao próximo governo: 25% dos entrevistados esperam que Bolsonaro faça um governo ótimo e 39% têm expectativa de um governo bom. Esperam um um governo regular 18%; ruim 4%; e péssimo 10%. Não sabe ou não respondeu foram 4%.

O Ibope também perguntou sobre quais são principais problemas do país. A saúde foi citada pela maior parte (46%) dos entrevistados, seguida do desemprego (45%) e corrupção (40%). Principal bandeira do eleito, a segurança pública e a violência foram citadas por 38%, à frente da educação (32%). A pesquisa permitia mais de uma resposta.

As prioridades do próximo governo coincidem com as áreas em que foram detectados problemas pelos entrevistados. Para 41% das pessoas, a equipe de Bolsonaro deve priorizar a melhoria dos serviços de saúde. Outros 40% querem geração de empregos e 36% acham que a prioridade deve ser o combate à corrupção, seguida de combate à violência e criminalidade (36%) e melhorar a qualidade da educação (33%).

O levantamento foi contratado pela Confederação Nacional da Indústria e ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre 29 de novembro e 2 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.