PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Fortaleza livra o PT de grande fiasco eleitoral nas capitais

Evandro Leitão derrotou candidato do PL de Jair Bolsonaro em disputa na capital do Ceará

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 out 2024, 19h53 - Publicado em 27 out 2024, 18h33

A eleição de Evandro Leitão em Fortaleza livrou o PT de um grande fiasco nas capitais. Ele foi o único candidato do partido neste ano a vencer uma disputa em capital. Em 2020,  o PT teve um dos piores resultados de sua história e não elegeu nenhum prefeito de capital.

Evandro é deputado estadual, que chegou à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. Em abril deste ano, ele foi escolhido pelo PT como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza. Em 2022, ele tinha sido reeleito deputado estadual no Ceará com mais de 113 mil votos.

Evandro Leitão disputou a eleição com André Fernandes, do PL de Jair Bolsonaro. A disputa foi apertada. O candidato petista derrotou o adversário com 50,3% dos votos, contra 49,65%.

Além de Fortaleza, o partido disputou nestes segundo turno com candidatos em Porto alegre, Natal, e Cuiabá, mas os candidatos da legenda foram derrotados nestas últimas três cidades. Todos os candidatos se mostravam competitivos nas pesquisas.

Outras capitais

O PT sofreu uma derrota em Cuiabá, o candidato Abílio Brunini, (PL) venceu a eleição com 53% dos votos contra Lúdio Cabral (PT), que teve 46%. Apesar de Cuiabá ser uma das principais capitais do agronegócio, o PT apostava todas as fichas na eleição de Lúdio Cabral, que fez um discurso voltado para o público agrário.

Continua após a publicidade

Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Mello (MDB) foi eleito com 61% dos votos, à frente da deputada Maria do Rosário (PT), que somando 38% dos votos.  Grande parte da disputa se deu em torno das enchentes que destruíram Porto Alegre este ano, mas os resultados das urnas mostram que a população não culpou o prefeito pelos estragos.

Em Natal, Paulinho Freire (União) está com mais de 55%% dos votos válidos, enquanto sua concorrente Natália Bonavides tem pouco acima de 44% dos votos. Natália era uma das apostas do partido no Nordeste. Mais de 97% dos votos estão contabilizados.

Em São Paulo, o PT abriu mão de lançar candidato próprio para apoiar o candidato Guilherme Boulos (Psol), com uma vice do partido, a ex-prefeita Marta Suplicy. O partido também deve sair derrotado na maior capital do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.