Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Família Bolsonaro ataca Lula e provoca movimentos sociais

Aceno do petista ao MTST gerou onda de ataques nas redes por parte do presidente e de seus filhos

Por Letícia Casado, Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 mar 2022, 12h55

Um aceno do ex-presidente Lula (PT) ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) gerou uma onda de ataques dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a organização e contra o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

No começo da semana, Lula disse que o MTST vai ter papel de destaque em seu governo, caso vença a eleição de outubro. O MTST atua em áreas urbanas e é ligado a Guilherme Boulos (PSOL), aliado do petista. 

Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro, partiram para o ataque nas redes sociais. 

O “Zero Um” se dirigiu ao “pessoal do campo” em mensagem alarmista na qual afirma que quem vai ter direitos é “o vagabundo que invadiu sua terra”, confundindo MST e MTST. 

Carlos, o “Zero Dois”, escreveu que “aproximação inédita seria entre a carteira de trabalho e o líder do MTST”, em referência ao ativismo de Boulos. Já Eduardo, o “Zero Três”, acusou Lula de negociar “até propriedade que não é dele em troca de apoio” político e fez uma ilação com negociação de cargos: “imagine o que ele já não prometeu sobre ministérios e estatais”. 

Continua após a publicidade

O MTST mapeia e invade imóveis em situação ilegal. Em artigo publicado em 2019, Boulos afirmou que “a ação do MTST é para pressionar o Estado a cumprir essas leis e destinar as áreas para moradia social”: “Podemos explicar que o MTST não vai ‘invadir sua casa’ porque jamais invadiu a casa de ninguém. Que, ao contrário, o Movimento conquista casas para pessoas que não têm. Que, para isso, ocupa imóveis vazios e abandonados de grandes proprietários, em geral, com dívidas milionárias com o Poder Público. Que esses imóveis ocupados estão em situação ilegal, por não cumprirem a função social exigida pela Constituição e o Estatuto das Cidades”.

O presidente da República também falou sobre o episódio na noite de quinta-feira. Em transmissão nas redes sociais, Bolsonaro disse que “esse pessoal produz invasão de casa, nada além disso”. E acrescentou que as invasões de propriedades rurais caíram em seu governo.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.