Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Façam suas apostas

Bolsonaro assume o poder com um discurso pedestre, mas sob um clima generalizado de otimismo, como comprova pesquisa encomendada por VEJA

Por Daniel Pereira, Gabriel Castro Atualizado em 30 jul 2020, 19h59 - Publicado em 4 jan 2019, 07h00

Empossado como o 38º presidente do Brasil às 15h10 da terça-feira 1º, Jair Messias Bolsonaro, de 63 anos, continua uma incógnita. Em seu primeiro discurso após assumir o cargo, diante dos parlamentares e das delegações estrangeiras, ele enfileirou platitudes, avaliações genéricas e procurou apresentar-se como um conciliador. Em seu segundo discurso, proferido menos de duas horas depois diante de milhares de apoiadores, retomou o populismo raso de campanha e voltou a declarar guerra a adversários reais (como o petismo) e imaginários (como o socialismo) — com direito ao bordão “nossa bandeira jamais será vermelha”. A incógnita não se resume ao perfil que Bolsonaro adotará, mas também se estende ao que seu governo fará. Em seus dois pronunciamentos, que somaram vinte minutos e 1 965 palavras, o presidente não listou prioridades, esqueceu-se de falar do combate à desigualdade, a mazela mais ultrajante do Brasil, e nem sequer mencionou a mãe de todas as reformas, a da Previdência.

Entre os dois discursos, o único ponto de contato ficou no terreno da provocação ideológica. Bolsonaro falou em acabar com “amarras ideológicas”, com “submissão ideológica”, com “viés ideológico” e com “ideologias nefastas”. Não explicou como procederá nessa questão e, até por isso, não afastou as suspeitas de que seu objetivo seja apenas trocar a ideologia de esquerda pela ideologia de direita. Como diz a Carta ao Leitor da edição desta semana de VEJA, “não é do interesse brasileiro — do povo, do país, do Estado — que o governo Bolsonaro continue na mesma marcha beligerante de demonizar uma ideologia só para substituí-la por outra com bússola invertida”.

DISCURSO – Promessa de libertação ‘do socialismo’, ‘da inversão de valores’, ‘do politicamente correto’ (Roque de Sá/Ag. Senado)

No campo das relações institucionais, Bolsonaro fez um discurso pobre, mas na direção correta. Ao assinar o termo de posse, com uma caneta esferográfica comum, declarou, fora dos microfones, apontando para os parlamentares: “Tô casando com vocês”. Em seguida, já como parte de sua manifestação oficial, reforçou a corte aos parlamentares: “Aproveito este momento solene e convoco cada um dos congressistas para me ajudarem na missão de restaurar e de reerguer nossa pátria, libertando-a, definitivamente, do jugo da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica”. Seu apelo faz todo o sentido. Mantido o quadro atual, o PSL, partido de Bolsonaro, terá 52 deputados, cerca de 10% da Casa. Para aprovar projetos, o presidente terá de conquistar votos em outras legendas. Uma montanha de votos. Uma emenda constitucional, por exemplo, requer o aval de 308 dos 513 deputados. O retrato da solenidade de posse não foi animador para o mandatário. O plenário da Câmara não estava lotado. Os presidentes dos partidos com as maiores bancadas não compareceram, inclusive o do MDB, que comandará um dos ministérios mais importantes do governo (Cidadania). Líderes de siglas de médio porte que há tempos negociam seu dote com a nova administração também não prestigiaram a posse. As ausências foram notadas, e, já no dia seguinte ao da solenidade, o PSL, que sonhava disputar a presidência da Câmara, desistiu da ideia e anunciou apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM), a quem tratava como rival até outro dia.

Continua após a publicidade
NA PRAÇA DE 2019 – A multidão reunida na posse de Bolsonaro ficou menor do que o esperado: 115 000 (Walterson Rosa/Folhapress)
NA PRAÇA DE 2003 – A massa, na primeira posse de Lula: a multidão, calculou a PM na época, chegou a 150 000 pessoas (Juca Varella/Folhapress)

Apesar de estender a mão aos parlamentares, Bolsonaro pouco falou sobre o que espera deles. Defendeu regras mais brandas para a posse de armas, sem esclarecer quais seriam: “O cidadão de bem merece dispor de meios para se defender, respeitando o referendo de 2005, quando optou, nas urnas, pelo direito à legítima defesa”. Também saiu em defesa, mais uma vez, de policiais envolvidos em operações que resultam na morte de criminosos ou suspeitos. A parte final do discurso foi dedicada à economia. Genericamente, disse que o governo tentará aprovar “reformas estruturantes”, gastará menos do que arrecada e criará um ambiente favorável aos negócios. Tudo temperado com preocupações na seara da ideologia. “Precisamos criar um círculo virtuoso para a economia que traga a confiança necessária para permitir abrir nossos mercados para o comércio internacional, estimulando a competição, a produtividade e a eficácia, sem o viés ideológico.” Poderia nesse trecho ter falado algo sobre os 12 milhões de desempregados, ou a respeito da desigualdade, mas silenciou sobre os dois temas.

Continua após a publicidade

Do Congresso, Bolsonaro seguiu para o Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial das mãos de Michel Temer. Era chegada a hora de conversar com o público que estava na Praça dos Três Poderes, falando do alto do parlatório. Tradicionalmente, só o novo presidente discursa de lá, mas a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, posicionou-se no centro do tablado e fez uma manifestação em libras, a linguagem brasileira de sinais. A pedido da plateia, Michelle até beijou o marido, numa daquelas cenas de informalidade que tanto impulsionaram a popularidade do presidente. Quando Bolsonaro assumiu o microfone, falou como o antigo candidato, o radical de direita, exatamente como as massas presentes esperavam. O parlatório se transformou em palanque. “É com humildade e honra que me dirijo a todos vocês como presidente do Brasil. E me coloco diante de toda a nação, neste dia, como o dia em que o povo começou a se libertar do socialismo, se libertar da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto.” Isso mesmo: o presidente que recebeu o bastão de Temer declarou que o Brasil vive sob o socialismo.

No trecho de maior sintonia com seu eleitorado, Bolsonaro mencionou a luta contra a criminalidade — bandeira que lhe garantiu apoio eleitoral e mantém sua popularidade em alta. No parlatório, disse que é “urgente acabar com a ideologia que defende bandidos e criminaliza policiais, que levou o Brasil a viver o aumento dos índices de violência e do poder do crime organizado, que tira vidas de inocentes, destrói famílias e leva a insegurança a todos os lugares”. Dessa forma, pavimentou o caminho para atacar o PT, que será sempre usado como fantasma útil pela nova gestão. O plano é simples: lançar mão do risco da volta dos petistas ao poder para pedir apoio a toda e qualquer iniciativa — e culpar o PT por tudo o que der errado. Bolsonaro criticou a corrupção e a troca de favores políticos e defendeu a meritocracia e a eficiência. Segurando a bandeira do Brasil com a ajuda do vice Hamilton Mourão, encerrou seu discurso com a provocação de sempre: “Essa é a nossa bandeira, que jamais será vermelha. Só será vermelha se for preciso o nosso sangue para mantê-la verde e amarela”.

No dia seguinte, na quarta-feira 2, um punhado de outros ministros tomou posse procurando ignorar que Michel Temer governou o país por dois anos. O general Augusto Heleno, ao assumir a chefia do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, disse que Dilma Rousseff “derreteu” o sistema de inteligência. Já o novo chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou a demissão de 320 pessoas do ministério com o objetivo de “despetizar” a gestão. Horas antes de anunciar o expurgo, o mesmo Lorenzoni defendeu um “pacto político entre governo e oposição por amor ao Brasil”. O maior partido de oposição é justamente o PT, dono da maior bancada da Câmara e ainda o principal ator no campo da esquerda. O fato de Bolsonaro alternar em seus discursos a conciliação com o sectarismo pode ser uma estratégia. Segundo o cientista político Paulo Kramer, que colaborou com a equipe de transição de governo, o presidente não pode abandonar o figurino de candidato nem descer do palanque.

Continua após a publicidade
A FESTA POPULAR – A posse reuniu uma fauna de tribos e tipos, mas com alguns pontos em comum: a onipresença da bandeira brasileira, para demarcar a diferença com a bandeira vermelha do PT, o uso frequente da continência militar e o gesto de campanha que simula uma arma (Sergio Moraes/Reuters - Silvia Izquierdo/AP - Cristiano Mariz/VEJA)

“Ele simplesmente não pode fazer isso, pois, como optou por queimar a ponte com o presidencialismo de coalizão, precisa manter aceso o sentimento popular para pressionar o Congresso a apoiar a agenda do Executivo”, diz Kramer. Quem conhece o funcionamento do Congresso sabe que, quanto mais o tempo passa, menores são as chances de aprovação de temas polêmicos e impopulares. O presidente empossado tem de aproveitar ao máximo o período de lua de mel que caracteriza o início de mandato. A reforma da Previdência será a primeira e mais desafiadora experiência neste começo de governo. “A Previdência é uma fábrica de desigualdades. Quem legisla tem as maiores aposentadorias, quem julga tem as maiores aposentadorias, e o povo brasileiro tem as menores”, provocou Paulo Guedes em sua primeira manifestação como ministro da Economia. E acertou na mosca.

TUDO TRANQUILO – Atiradores de elite em pontos estratégicos: a posse ocorreu sem um único incidente (Pedro Ladeira/Folhapress)

Alvo de um atentado a faca durante a campanha, Bolsonaro tomou posse protegido pelo maior esquema de segurança da história do país, que envolveu a participação de mais de 10 000 homens das Forças Armadas e de diferentes corporações policiais. Ele desfilou em carro aberto e, durante a programação oficial, usou um colete à prova de balas. A equipe do presidente queria levar para a Esplanada dos Ministérios mais gente do que Lula arregimentou em 2003, quando o petista assumiu o seu primeiro mandato. Não conseguiu. Levantamento do Gabinete de Segurança Institucional indica que 115 000 pessoas foram à posse de Bolsonaro, enquanto 150 000 prestigiaram a ascensão de Lula, segundo estimativa da Polícia Militar feita na época.

Apesar do entusiasmo popular diante do presidente, a posse, como um todo, pareceu um espetáculo menor. Bolsonaro não atraiu mais do que 46 delegações estrangeiras — número ínfimo perto de posses anteriores. O recorde aconteceu com Dilma Rousseff, em 2011, quando 130 delegações estrangeiras desembarcaram em Brasília. Antes de Bolsonaro, a posse menos prestigiada desde a volta da democracia havia sido a de Fernando Collor, que recebeu 72 delegações do exterior em 1990. Para completar o cenário de pequenez, o tratamento dado pelo governo Bolsonaro à imprensa nacional e internacional beirou a grosseria, com a limitação do raio de ação dos profissionais.

Continua após a publicidade

Bolsonaro chega ao poder com enorme prestígio popular. Eleito com 57,8 milhões de votos, o segundo melhor resultado obtido num segundo turno desde a redemocratização, atrás apenas de Lula, que conquistou 58,2 milhões de votos em 2006, o novo presidente inspira doses expressivas de otimismo na população, como mostra pesquisa exclusiva feita pela consultoria Ideia Big Data a pedido de VEJA. O instituto ouviu 2 300 pessoas, entre 17 e 20 de dezembro, em 121 cidades de todas as regiões do Brasil. Para 45% dos entrevistados, o ano de 2019 será melhor para o Brasil do que 2018. O porcentual é o maior já registrado desde que a sondagem começou a ser feita, no fim de 2015.

Jornalistas sentados no chão do plenário do Salão Verde, durante todo o dia – Foto: Mônica Bergamo (Monica Bergamo/Folhapress)

Já 70% dos entrevistados responderam que a vida pessoal neste ano será melhor do que no ano passado. O otimismo se espraia por áreas específicas. Do total de entrevistados, 66% dizem que a economia terá melhor desempenho no ano que se inicia, ante 10% que diziam o mesmo em 2016, quando a presidente Dilma Rousseff administrava a crise que ela mesma semeou. A percepção do mercado é parecida. Na quarta-feira 2, a bolsa brasileira fechou em sua máxima histórica. Segundo a pesquisa da Ideia Big Data, até a política — tema que normalmente não merece nenhuma dose de otimismo por parte do eleitor — será melhor em 2019 do que em 2018, como afirmam 55% dos entrevistados.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 9 de janeiro de 2019, edição nº 2616

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.