O governo de São Paulo informou nesta quinta-feira, 27, que não haverá cobrança de passagem no Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado no domingo, dia do segundo turno das eleições.
A medida vale das 6h até às 20h para o metrô, CPTM e EMTU. Ônibus intermunicipais serão gratuitos durante todo o dia. Já as balsas seguirão com a tarifa cobrada normalmente.
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) disse que a decisão foi tomada após análise dos impactos financeiros da medida para o estado. O custo está estimado em 11,5 milhões de reais. “Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre”, afirmou.
A decisão, no entanto, ocorreu após Garcia ser provocado na Justiça. A Defensoria Pública do estado apresentou uma ação civil pública solicitando que o governo fosse obrigado a oferecer transporte gratuito. O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), também anunciou nesta semana que adotará a medida.
O tema também chegou ao Supremo Tribunal Federal. Após um pedido da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros decidiram que prefeituras e empresas concessionárias podem, de forma voluntária, oferecer transporte gratuito para os eleitores no segundo turno sem que isso configure crime eleitoral.