‘Dnocs está no balão de oxigênio’, diz diretor ao pedir recursos contra a seca
Coordenador da bancada do Nordeste no Congresso afirma que superintendência no Piauí não tem dinheiro para pagar conta de luz
O diretor de Infraestrutura Hídrica do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Luiz Hernani de Carvalho Júnior, afirmou a parlamentares e representantes de ministérios do governo Lula que a escassez de verbas deixou a autarquia “no balão de oxigênio”.
O órgão que já teve 14.000 funcionários Brasil afora hoje tem apenas 367, disse Carvalho Júnior em café da manhã organizado pelo coordenador da bancada do Nordeste no Congresso, deputado Júlio Cesar (PSD-PI).
De onze reservatórios “estratégicos” para o combate à seca, cinco já foram entregues, quatro serão concluídos em 2026 e dois ainda serão licitados, segundo o diretor do Dnocs. Há, ainda, mais de 360 barragens que precisam de manutenção, mas dependem de mais verbas.
No evento, a secretária adjunta nacional de Planejamento, Flavia Duarte Nascimento, disse que o governo propôs um orçamento de 234 milhões de reais para o Dnocs em 2025 e, para o ano que vem, de 288 milhões de reais.
O coordenador da bancada do Nordeste no Congresso chamou os valores de “irrelevantes” diante das necessidades da autarquia. Na superintendência do Piauí, afirmou Júlio Cesar, falta dinheiro para pagar a conta de luz.
“A concessionária já foi lá várias vezes cortar a energia. A gente articula e empurra para frente”, declarou o deputado.
Diante dos apelos, o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), ao qual o Dnocs está subordinado, assumiu o compromisso de apresentar um ofício de suplementação à Junta de Execução Orçamentária (JEO) pedindo mais dinheiro para o órgão.
“As obras do Novo PAC pelas quais o Dnocs é responsável estão em andamento, mas falta dinheiro para o custeio”, disse o ministro.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro







