Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Defesa de ex-PRF vê boicote após material didático ser barrado em presídio

Silvinei Vasques, que está preso na Papuda, estuda para a segunda fase do exame da OAB. Livros, porém, foram represados na penitenciária

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 dez 2023, 20h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A defesa de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acionou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira, 5, cobrando a liberação de um material de estudos que está represado na Penitenciária da Papuda.

    Publicidade

    Silvinei está preso desde agosto no âmbito de um inquérito que apura se a PRF atuou de maneira deliberada para impedir o voto de eleitores de Lula no segundo turno das eleições do ano passado.

    Publicidade

    Em 30 de outubro, houve um inesperado aumento das blitze nas estradas, principalmente na região Nordeste, o que teria dificultado a chegada aos pontos de votação. O ex-PRF era um conhecido apoiador do então presidente Jair Bolsonaro.

    Na prisão, Silvinei passou a estudar para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No final de novembro, Moraes autorizou que ele deixasse a Papuda para fazer a primeira fase teste, na qual foi aprovado. Agora, ele se prepara para a segunda etapa, prevista para o final de janeiro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De acordo com o advogado Marcelo Rodrigues, um material de estudos, composto por ao menos cinco livros, além de diversas canetas coloridas, foi entregue na Papuda na última sexta-feira, dia 1º. No entanto, contrariando a rotina da primeira fase, quando os livros foram entregues sem restrições, a direção do presídio elaborou um requerimento questionando a Vara de Execuções Penais (VEP) se o material poderia ou não chegar às mãos de Silvinei.

    Ainda não houve uma resposta e, dessa maneira, os livros não foram liberados. Para a defesa de Silvinei, a medida é apenas protelatória e visa atrapalhar os estudos do ex-PRF. “Se o próprio Alexandre de Moraes já autorizou que ele fizesse a prova, como não é possível agora entrar com o material, se na 1ª fase houve a entrada sem menor restrição?”, indaga Marcelo Rodrigues.

    Publicidade

    Na Papuda, Silvinei Vasques já perdeu mais de 13 quilos, foi transferido para uma ala de vulneráveis e se transformou em  recordista de crimes imputados na CPMI do 8 de Janeiro. Ao todo, ele foi acusado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) de cometer oito delitos, dentre os quais associação criminosa, prevaricação e impedimento do exercício do voto.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.