Clique e assine a partir de 9,90/mês

Datafolha em MG: Anastasia tem 32%, Pimentel, 21%, e Zema, 15%

Atual governador está empatado tecnicamente com o candidato do Novo. Em seguida vêm Adalcléver (5%), Mares Guia (2%) e Dirlene, Dulim e Flach, com 1% cada

Por João Pedroso de Campos - Atualizado em 4 out 2018, 19h35 - Publicado em 4 out 2018, 19h17

A três dias do primeiro turno das eleições, o Datafolha divulgou nesta quinta-feira, 4, uma nova pesquisa para a corrida pelo governo de Minas Gerais. O levantamento indica que o senador Antonio Anastasia (PSDB) continua na liderança, com 32%, redução de 1 ponto porcentual em relação ao Datafolha anterior, publicado em 28 de setembro.

O segundo lugar na disputa mineira tem um empate técnico no limite da margem de erro, que é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos, entre o atual governador, Fernando Pimentel (PT), e o empresário Romeu Zema (Novo). Pimentel caiu de 24% para 21% e Zema avançou de 9% para 15%.

Em seguida vêm Adalcléver Lopes (MDB), com 5%; João Batista Mares Guia (Rede), com 2%; e Dirlene Marques (PSOL), Claudiney Dulim (Avante) e Alexandre Flach (PCO), com 1% cada. Jordano Metalúrgico (PSTU) não pontuou.

Eleitores que pretendem votar branco ou nulo somam 13%. Os que não souberam responder ou não responderam são 9%.

A nova pesquisa Datafolha para o governo de Minas Gerais ouviu 1470 eleitores em 73 municípios fluminenses entre nos dias 3 e 4 de outubro. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob a identificação MG-02076/2018.

Continua após a publicidade

Votos válidos

Excluindo-se votos brancos, nulos e indecisos e considerando apenas os votos válidos, o Datafolha mostra Antonio Anastasia com 41%; Fernando Pimentel com 27%; Romeu Zema com 20%; Adalclever Lopes com 6%; João Batista Mares Guia (Rede) com 3%; Dirlene Marques (PSOL), Jordano Metalúrgico (PSTU), Claudiney Dulim (Avante) e Alexandre Flach (PCO) com 1% cada.

Apenas os votos válidos são considerados para o resultado da eleição. Se nenhum dos candidatos receber mais da metade dos votos válidos no primeiro turno, haverá segundo turno.

Segundo turno

O Datafolha também simulou um cenário de segundo turno em Minas Gerais, considerando os nomes de Anastasia e Pimentel.

Conforme o instituto de pesquisas, o tucano tem 48% da preferência e o petista, 30%. Brancos e nulos são 18% e indecisos, 4%.

Rejeição

O instituto também mediu a taxa de rejeição dos candidatos. O atual governador de Minas, Pimentel, aparece em primeiro, com 44%. Anastasia fica em segundo, com 29%. Dirlene Marques tem 15%. João Batista Mares Guia e Romeu Zema possuem 14%, cada um. Já os candidatos Claudiney Dulim, Alexandre Flach, Jordano Metalúrgico (PSTU) e Adalclever Lopes aparecem com 13%. Eleitores que rejeitam todos e não votariam em nenhum somam 7%; outros 4% votariam em qualquer um; 10% não sabem.

Continua após a publicidade
Publicidade