Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Damares promove seminário sobre abstinência sexual na adolescência

O objetivo do evento é falar sobre prevenção da gravidez entre jovens e adolescentes e apresentar a ausência da vida sexual como alternativa

Por Giovanna Romano 6 dez 2019, 12h26

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, promove um seminário nesta sexta-feira, 6, para prevenir a gravidez entre crianças e adolescentes utilizando como método contraceptivo a abstinência sexual. Entre os convidados, estão a CEO da Ascend, Mary Anne Mosack, e o pastor Nelson Junior, idealizador da associação cristã Eu Escolhi Esperar.

O evento é uma preparação para a Semana Internacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que ocorre no início de fevereiro. Damares já tinha defendido a abstinência em junho deste ano. Em entrevista à BBC, a ministra afirmou que tal método evitaria a transmissão de doenças sexuais, como o HIV. “Se eu retardo [em] um ano o início da relação sexual dessa menina, eu posso salvar a vida dela”, disse a ministra.

A organização norte-americana convidada por Damares, Ascend, é responsável por promover cursos para qualificar educadores a incentivarem a ausência da vida sexual para os jovens — o sexo entre adolescente é considerado uma “atividade de risco”. A Ascend promove uma abordagem chamada Prevenção de Riscos Sexuais (Sexual Risk Avoidance), que “empodera jovens para evitar todos os riscos da atividade sexual”.

O outro convidado é o pastor Nelson Junior, que afirma que “escolheu esperar” desde os 11 anos de idade. A organização Eu Escolhi Esperar nasceu como uma campanha de se guardar sexualmente para o casamento e, hoje, promove palestras e encontros sobre a abstinência sexual.

Entre os temas abordados pelo seminário, também estão: “A pandemia da Aids e a ‘tempestade perfeita’ para o sexo baseado em preservativos”; “Um novo enfoque nas abordagens de saúde pública”; “Constatações de eficácia”; “Apresentando o Caso ao Congresso”; e o encerramento, “em defesa da prevenção à vida sexual precoce”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.