CPI do Master no Senado deve mirar ‘elos políticos’ do banqueiro Daniel Vorcaro
Senador diz que o objetivo da comissão é trilhar os caminhos que a polícia ainda não percorreu
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) protocolou requerimento no Senado para a criação da CPI do Banco Master. Segundo o parlamentar, a comissão terá como um dos principais objetivos investigar os “elos políticos” do banqueiro Daniel Vorcaro, que foi preso dia 17 sob acusação de fraude de 12 bilhões de reais contra o sistema bancário. Ele foi solto neste sábado após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
O pedido de CPI teve 33 assinaturas de senadores, seis a mais que o necessário. “Queremos chegar às conexões políticas, descobrir, por exemplo, como fundos de pensão dos estados decidiram fazer investimentos milionários no Banco Master”, diz Girão. “É a estratégia follow the money (siga o dinheiro), quebrar sigilos e verificar se alguém do Congresso ou do Judiciário recebeu favorecimentos nessas operações”, acrescentou.
O parlamentar diz que os dois primeiros focos da CPI serão as transações com o fundo de previdência dos servidores do Rio, o RioPrevidência, que investiu 2,6 bilhões no grupo Master, e a Previdência do Amapá, que investiu 400 milhões de reais em letras financeiras no banco de Daniel Vorcaro. “Temos de investigar se alguém foi beneficiado com essas operações”, diz o senador.
Criação da CPI teve pouca adesão de senadores do União Brasil e do PP
A criação da CPI dependerá de decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil). É aí que reside a dificuldade para a comissão investigar o Banco Master.
Daniel Vorcaro tem proximidade com Alcolumbre e outros personagens da Federação União Progressista, formada pelo União e PP, entre eles o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
Apenas um senador do União Brasil, Jayme Campos (MT), assinou o pedido de criação da comissão. No PP, assinaram o pedido os senadores Esperidião Amin (SC) e Carlos Heinze (RS), que possuem perfis mais independentes.
A maior parte das assinaturas veio de parlamentares do Republicanos, PL, Podemos e PSDB.
A criação da CPI do Master também sofreu resistência na base do governo. Do PT, somente o senador Paulo Paim (RS) assinou o pedido.
CPI deverá requisitar inquérito da Polícia Federal
Se criada, uma das primeiras medidas da nova CPI será requisitar documentos sobre a investigação do Master.
VEJA teve acesso ao relatório de 126 páginas da Polícia Federal que serviu de base para os pedidos de busca e apreensão, prisões temporárias e sequestro de bens dos envolvidos.
O documento é basicamente um compilado de investigações do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários que não aponta nenhuma ligação do banqueiro Daniel Vorcaro com políticos eventualmente beneficiados no esquema, também não fala em ligações da instituição com facções do crime organizado e nem tampouco detalha o prejuízo provocado pelas operações.
Girão diz que o objetivo da investigação congressual é trilhar os caminhos que a Polícia Federal ainda não percorreu.
O motivo da separação de Ivete Sangalo e Daniel Cady
A reação de Flávio Bolsonaro à decisão do PL de suspender o salário de seu pai
A reação do filho de Ivete Sangalo e Daniel Cady à separação dos pais
O comentário de Ivete Sangalo pré-término que sinalizava problemas no casamento
O que se sabe até agora sobre a morte da mãe de Mel Maia, aos 53 anos







