Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Colunistas de VEJA analisam as pesquisas na reta final do primeiro turno

Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva, participou da live de VEJA e falou sobre as eleições municipais

Por Da Redação Atualizado em 4 out 2024, 12h43 - Publicado em 4 out 2024, 08h49

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, analisou no programa Os Três Poderes, de VEJA, desta sexta-feira, 4, as últimas pesquisas para a prefeitura de São Paulo, o debate realizado pela TV Globo a três dias do primeiro turno, e o fato de os indicadores apontarem que o PT – e a esquerda no geral – pode não alcançar os objetivos no número de vitórias, enquanto o bolsonarismo ganha fôlego.

Para o especialista, tanto Lula quanto Jair Bolsonaro erraram ao apostar na polarização nas eleições municipais. Segundo ele, nenhum dos dois devem sair vencedores do pleito. “O Centrão será o grande vencedor da eleição municipal”, afirmou. Meirelles também comentou sobre o último debate realizado pela Globo em São Paulo que, para ele, “foi morno”. Segundo o presidente do Locomotiva, Pablo Marçal “foi mais light” por causa da rejeição demonstrada em pesquisas e para tentar alcançar eleitores indecisos. “Se ele não for para o segundo turno, a eleitora mulher é responsável”, afirmou.

Questionado sobre o fato de os bons indicadores econômicos do Brasil não refletirem na avaliação de Lula, Meirelles disse que isso ocorre porque o presidente fala muito sobre questões internacionais e não trata das questões internas. Para ele, o petista precisa falar “do Brasil real para tentar se reeleger ou eleger um sucessor”. “Menos Venezuela e mais picanha no discurso”, resumiu o especialista. Por fim, o chefe do Locomotiva ressaltou que o PT precisa entrar no tema de costumes, “onde o bolsonarismo já caminha”, para recuperar terreno no país e, assim, diminuir a polarização e fazer o povo sentir as melhorias.

O depoimento da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, à Polícia Federal sobre o caso de assédio, bem como a entrevista concedida por ela a VEJA, também serão abordados. O programa será apresentado por Ricardo Ferraz, com comentários dos colunistas Matheus Leitão, Marcela Rahal e Robson Bonin.

Continua após a publicidade

‘EU SÓ QUERIA QUE PARASSE’

Em entrevista exclusiva a VEJA, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fala do caso de assédio sexual envolvendo o ex-ministro Silvio Almeida. Ela detalha os comentários sexistas, as insinuações embaraçosas e as importunações que sofreu por parte do ex-colega. “Só queria que aquilo parasse de acontecer”, afirma. A ministra explica também por que se calou por tanto tempo: “Ficamos com medo do descrédito, dos julgamentos, como se o que aconteceu fosse culpa nossa”, reconhece. “O que aconteceu comigo foi crime de importunação sexual”, acrescenta.

DEBATE DA GLOBO

O último embate entre candidatos à prefeitura de São Paulo antes do primeiro turno foi marcado por menos agressividade do que programas anteriores. Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) iniciaram o encontro da TV Globo apresentando propostas e tentando isolar Pablo Marçal (PRTB). Já na parte final, voltaram as trocas de ofensas, principalmente entre o psolista, o atual prefeito e o coach. Na pesquisa Datafolha desta quinta, os três estão tecnicamente empatados, mas Boulos aparece numericamente à frente, com 26%. Os outros dois estão com 24%.

CRISE DE IDENTIDADE

Um levantamento do Instituto Locomotiva, realizado com exclusividade para VEJA ouvindo integrantes da Classe C em todo o Brasil, mostra que o grupo, muito importante para as vitórias do PT durante o século XXI, atravessa uma profunda transformação. Hoje, ascende entre essas pessoas a ideia de subir na vida pela via do empreendedorismo, vicejam os valores tradicionais e cresce a preocupação com a violência. Tudo má notícia para o partido de Lula que, com uma agenda na qual o Estado se faz fortemente presente e abrange pautas identitárias, se desconecta daqueles com quem, historicamente, sempre tão bem conversou.

Continua após a publicidade

Baixe o aplicativo de VEJA para Android e iOS gratuitamente nos links abaixo e fique por dentro das principais notícias do dia:

Aplicativo VEJA para Android

Aplicativo VEJA para iOS

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.