‘Candidato apoiado por Lula’ tem 42% de potencial de votos, diz pesquisa
Levantamento mostra que apoio pode garantir mais votos do que receberia o próprio ex-presidente, que está preso e cuja candidatura depende de autorização
Sem a citação de qualquer nome, o potencial de votos de um “candidato apoiado por Lula” é de 42% nas eleições 2018, segundo pesquisa realizada pelo DataPoder360 divulgada nesta quinta-feira, 30. O índice é maior até mesmo que o número de pessoas (37%) com tendência a votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura ainda precisa ser aceita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quando os entrevistados são estimulados com a opção “Haddad apoiado por Lula”, o potencial cai para 34%.
Sozinho, o petista tem 30% de votos “com certeza”, enquanto seu apoio a alguém garante 25% de votos certos. Quando o nome do líder petista é ligado ao do ex-prefeito de São Paulo, este número cai para 8% e cresce a dúvida entre os entrevistados: 26% “poderia votar” e 14% não souberam ou não quiseram responder.
Com o nome de Lula ou com seu apoio a qualquer candidato, não souberam ou não quiseram responder é de apenas 3%. Com seu nome desacompanhado, o ex-presidente tem a maior rejeição (60% não votaria de jeito nenhum). O nome de Haddad ajuda a baixar este índice para 52%, quase o mesmo (55%) de quando há qualquer candidato com o apoio de Lula.
O levantamento ouviu 5.500 pessoas por telefone entre os dias 24 e 27 de agosto e foi registrado no TSE sob o número BR-04538/2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Depois das opções envolvendo o PT, o candidato mais bem posicionado é Ciro Gomes (PDT), que concentra 35% do potencial de votos (9% votaria com certeza; 26% poderia votar; 61% não votaria de jeito nenhum e 5% não sabe/não respondeu). Já o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) lidera em rejeição e tem o menor potencial (8% votaria com certeza; 17% poderia votar; 67% não votaria de jeito nenhum e 8% não sabe, não respondeu) — veja abaixo todos os cenários.
Na pesquisa estimulada de intenção de voto, Lula lidera com 30%, seguido por Bolsonaro (21%), Ciro (7%), Alckmin (7%), Marina Silva (Rede, 6%), Alvaro Dias (Podemos, 3%), Cabo Daciolo (Patriota, 2%), Henrique Meirelles (MDB, 2%). Guilherme Boulos (PSTU), João Amoêdo (Novo), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) têm 1% cada. Brancos e nulos somam 14%. Não sabem ou não responderam representam 4%.
Potencial de voto dos candidatos:
Lula (PT)
votaria com certeza: 30%
poderia votar: 7%
não votaria de jeito nenhum: 60%
não sabem/não responderam: 3%
Haddad apoiado por Lula
votaria com certeza: 8%
poderia votar: 26%
não votaria de jeito nenhum: 52%
não sabem/não responderam: 14%
Candidato apoiado por Lula
votaria com certeza: 25%
poderia votar: 17%
não votaria de jeito nenhum: 55%
não sabem/não responderam: 3%
Bolsonaro (PSL)
votaria com certeza: 8%
poderia votar: 17%
não votaria de jeito nenhum: 67%
não sabem/não responderam: 8%
Ciro (PDT)
votaria com certeza: 9%
poderia votar: 26%
não votaria de jeito nenhum: 61%
não sabem/não responderam: 5%
Marina Silva (Rede)
votaria com certeza: 5%
poderia votar: 26%
não votaria de jeito nenhum: 61%
não sabem/não responderam: 8%
Alckmin (PSDB)
votaria com certeza: 7%
poderia votar: 27%
não votaria de jeito nenhum: 62%
não sabem/não responderam: 4%
Alvaro Dias (Podemos)
votaria com certeza: 6%
poderia votar: 26%
não votaria de jeito nenhum: 52%
não sabem/não responderam: 16%