Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro será recebido com animosidade no Chile

Presidente participará da criação do Prosul e fará uma visita oficial ao país; políticos boicotarão almoço em sua homenagem

Por Denise Chrispim Marin Atualizado em 20 mar 2019, 20h15 - Publicado em 20 mar 2019, 20h09

Em sua segunda iniciativa diplomática nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro vai engajar o Brasil no novo mecanismo de integração e coordenação latino-americano reservado exclusivamente para governos de direita, o Foro para o Progresso e o Desenvolvimento da América Latina (Prosul) no Chile. Sua chegada ao país sul-americano, nesta quinta-feira, 21, está distante de ser amistosa apesar dos esforços do presidente chileno, Sebastián Piñera.

Bolsonaro embarca na quinta-feira, 21, para Santiago, de onde deverá regressar na tarde de sábado, depois de sua visita oficial a Piñera. Sua presença no país, entretanto, já tem causado reações em setores políticos relevantes do Chile e embaraços para o governo chileno.

O ex-chanceler Heraldo Muñoz, que foi embaixador do Chile no Brasil, declinou ao convite do presidente chileno para o almoço em homenagem a Bolsonaro no sábado, ao final de seus compromissos no país. Muñoz foi acompanhado por uma lista importante de políticos chilenos, que se negaram a sentar à mesma mesa do líder brasileiro, segundo o jornal La Tercera.

O presidente do Senado, Jaime Quintana, afirmou que não participará do almoço “por convicção política” e também por causa de um compromisso já confirmado. O deputado Matías Walker igualmente declinou.  A mesma atitude foi tomada pelo socialista Alfonso de Urresti, vice-presidente do Senado, e pelo deputado Vlado Mirosevic, que considera Bolsonaro “um risco para a da democracia” e “mau exemplo para o Chile”.

Esse arremate desfalcado da visita de Bolsonaro ao Chile vai encerrar os primeiros esforços da diplomacia presidencial brasileira. Na terça-feira, ele encontrou-se com o líder americano, Donald Trump, na Casa Branca, e selou uma nova fase mais propensa ao alinhamento da política externa de Brasília à de Washington e de possível aprofundamento das relações econômicas bilaterais. Ao escolher os Estados Unidos, Bolsonaro rompeu com a tradição da Presidência da República de reservar à Argentina a primeira visita oficial.

Continua após a publicidade

Na sexta-feira, Bolsonaro participará da criação do Prosul, a alternativa regional à União das Nações Sul-americanas (Unasul), a iniciativa similar liderada pelos governos de esquerda na década passada, entre os quais o de Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil, de Hugo Chávez, na Venezuela, e de Cristina Kirchner, na Argentina. A proposta de criação desse novo mecanismo partiu de Piñera e do presidente da Colômbia, Ivan Duque.

Para o governo de Bolsonaro, a iniciativa trará a oportunidade de alinhamento dos governos de direita da região e de redirecionamento da agenda de integração latino-americana, sob outra coloração ideológica.

As discussões em Santiago deverão se limitar a representantes de sete países – o próprio Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Paraguai, Peru e Equador – e serão marcadas especialmente pelas ausências de peso. Andrés Manuel López Obrador, do México, preferiu se distanciar da iniciativa. O presidente do Uruguai, o socialista Tabaré Vázquez, igualmente declinou o convite, assim como Evo Morales, da Bolívia.

Continua após a publicidade

O venezuelano Nicolás Maduro não foi convidado, justamente por não se adequar ao perfil do novo mecanismo, e o autodeclarado presidente interino do país, Juan Guaidó, não deverá comparecer, segundo o chanceler chileno Roberto Ampuero. Ex-chanceleres chilenos preparam um boicote à iniciativa de criação do Prosur, liderados por Heraldo Muñoz.

Bolsonaro deverá desembarcar em Santiago às 16h10 locais desta quinta-feira. Sem agenda na capital chilena nesse dia, vai transmitir um novo “live” pelo Facebook – atividade que pretende repetir todas as quintas-feiras. Seu embarque de volta a Brasília está previsto para as 15h30.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.