Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro pede impugnação de candidatura de Lula no TSE

Petição do candidato do PSL, que lidera em um cenário sem Lula, é a quarta apresentada contra o registro do petista

Por André Siqueira 16 ago 2018, 15h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro, entrou com um pedido de impugnação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta é a quarta petição contra o registro do petista como candidato ao Palácio do Planalto.

    O documento, primeiro registrado por um dos concorrentes à Presidência, pede celeridade no julgamento que pode barrar a candidatura de Lula. Para os advogados do capitão da reserva do Exército, a inelegibilidade do ex-presidente ”decorre de prova exclusivamente documental”. “É do conhecimento geral que o pretenso candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado”, diz a ação. Em outro trecho, o pedido ressalta que ”restou comprovado que o ex-presidente da República participou de um grande esquema de corrupção”. 

    No pedido, Bolsonaro afirma, ainda, que “não se desconhece o clamor popular que desperta a candidatura ora impugnada”, mas acrescenta que ”o fato de que o candidato em questão, com o apoio dos seus seguidores, vem adotando uma postura de vítima de um sistema judicial que considera parcial e perseguidor, levantando dúvidas acerca da legitimidade do processo que culminou com a sua condenação, bem como da inviabilidade da candidatura ora impugnada”.

    Uma eventual impugnação da candidatura de Lula deve beneficiar Bolsonaro. Em um cenário sem a presença do ex-presidente, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, o representante do PSL no pleito lidera com 23,9%, seguido por Marina Silva (Rede), com 13,2%, e Ciro Gomes (PDT), com 10,2%. A pesquisa ouviu 2 002, de 09 a 13 de agosto, em 168 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. Registrada sob o número BR -02891/2018, a margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

    Outros três pedidos semelhantes

    A ação protocolada por Bolsonaro é a quarta contra a candidatura de Lula. Na noite desta quarta-feira, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, alegou, em seu pedido, que o petista não pode ser candidato, uma vez que foi condenado em segunda instância por um órgão colegiado. Também entraram com ação o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), e o ator e candidato a deputado federal Alexandre Frota. “Resta evidenciada a impossibilidade de participação do impugnado no pleito eleitoral até mesmo diante de sua ausência na convenção partidária”, disse Frota. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.