Bolsonaro na TV: ‘Neste ano, todos os brasileiros serão vacinados’
Em pronunciamento, presidente defende medidas adotadas na pandemia, diz que ‘não obrigou ninguém a ficar em casa’ e lista medidas do seu governo

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quarta-feira, 2, em pronunciamento oficial de rádio e TV de pouco mais de sete minutos a sua atuação no combate à pandemia, voltou a fazer críticas às políticas de distanciamento social e defendeu iniciativas de seu governo.
“Sinto muito por cada vida perdida neste país”, disse sobre as mais de 465 mil mortes pela Covid-19 registradas no país. Ele anunciou que o país chegou a 100 milhões de doses aplicadas e afirmou que o país faz parte “da elite de cinco países do mundo que produzem vacinas”. E “Neste ano, todos os brasileiros que assim desejarem serão vacinados”, disse.
Em um discurso que repete quase diariamente voltou a criticar os prefeitos e governadores, sem citá-los, que adotam políticas de restrições de circulação e de funcionamento de atividades. “Nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa. Não fechou o comércio, não fechou igrejas e escolas e não tirou o sustento de milhões de brasileiros informais”, afirmou.
https://www.youtube.com/watch?v=Pecz5-jy6zM
O presidente também lembrou que destinou 320 bilhões de reais ao pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia (“Mais de dez anos de Bolsa Família”, disse) e outros 190 bilhões de reais aos estados e municípios.
Também citou o que considera perspectiva positiva do PIB, cujo crescimento pode superar 4% no ano, e listou as medidas que tomou para incentivar a economia, como a nova Lei do Gás, o Marco Legal do Saneamento e o Banco Central independente.
Como ocorre tradicionalmente, o protesto foi acompanhado por panelaços pelo país.