Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Bolsonaro diz que é preciso ‘facilitar vida dos patrões para dar emprego’

Presidente citou caso de empresas que atuam no corte da folha de carnaúba que foram multadas pela ausência de banheiro químico

Por Da Redação 9 jan 2020, 21h52

Em sua tradicional live nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, 9, que é necessário reduzir o número de normas regulamentadoras relativas à segurança do trabalho. Para Bolsonaro, é preciso “facilitar a vida dos patrões”, porque “se você acabar com os patrões, não tem emprego”.

Bolsonaro citou o exemplo de uma empresa de corte de folha de carnaúba na região conhecida como Matopiba, que engloba os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Uma das multas, segundo o presidente, seria pela ausência de banheiro químico para os funcionários. “O pessoal cortando folha de carnaúba, 45ºC de temperatura, chega o pessoal para multar. Deu no coitado 100 mil reais em multa. O cara tá no interior, fundão do Agreste, subindo em árvore para cortar folha de carnaúba para fazer cera. Levou umas dez multas, uma delas porque não tinha banheiro químico. Olha só, o cara desce de uma palmeira daquelas de 10 metros, 45ºC, vai ter que andar 100 metros, vai pegar um banheiro químico que está borbulhando em fezes, fecha a porta? Dá 80 graus. Um microondas pra fazer xixi? Tem cabimento isso daí?”, questionou Bolsonaro.

O presidente também afirmou que, embora o Brasil tenha uma série de normas regulamentadores, o país continua recordista em acidentes de trabalho. “Aí o pessoal reclamou que eu estou ferrando o trabalhador. Ao longo deste tempo todo, são mais de 3000 itens para serem multados, mas continuamos recordistas em acidentes de trabalho”, rebateu.

Lembrado por um auxiliar que acompanhava a transmissão, Bolsonaro ironizou a multa dada pela ausência de livro-ponto para os trabalhadores. “Não tinha livro-ponto para quem cortava cana lá no meio do mato, no meio do interiorzão, 45ºC. O cara de sunga fica suando na sombra. Faltou livro-ponto? Multa no cara. Assim não dá para produzir no Brasil”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.