Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Apoiador de Lula, Janones terá de dar explicações sobre quebra de decoro

Processo foi instaurado com base em despacho do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, aliado de Bolsonaro

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 out 2022, 14h23 - Publicado em 17 out 2022, 12h47

A Corregedoria Parlamentar da Câmara dos Deputados notificou o deputado André Janones (Avante-MG) para que  apresente defesa em processo por quebra de decoro parlamentar. Janones é um dos principais aliados do ex-presidente Lula nas redes sociais, com o papel de desferir ataques à campanha à reeleição do presidente Bolsonaro.

A notificação foi assinada pelo corregedor, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), com base em despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que autorizou a abertura de processo que pode levar à cassação do mandato de Janones. O deputado, reeleito em outubro,  terá de dar explicações em cinco dias.

reprodução
Notificação da Câmara – (reprodução/Reprodução)

O requerimento contra Janones foi apresentado pelo deputado Filipe Barros (PL-PR), aliado de Bolsonaro e um dos destaques na ofensiva para desacreditar as urnas eletrônicas. O corregedor Paulo Bengtson disse a VEJA que o processo é sobre ofensas que Janones dirigiu a terceiros durante discussões no partido. Filipe Barros comentou no mês passado que quer cassar o mandato de Janones também por ofensas por ataques a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que o parlamentar mineiro chama de ‘gado’.

Janones recorreu à estratégia declarada de rebater supostas notícias falsas com a criação de outras notícias falsas (fake news). O deputado mineiro travou um combate direto nas redes sociais com qualquer autoridade ou internauta que seja apoiador de Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.