É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toffoli pede vista, e STF suspende julgamento sobre porte de maconha

O placar no tribunal está em 5 a 3 para não considerar crime a posse de maconha para uso pessoal

Por Da Redação Atualizado em 8 Maio 2024, 12h36 - Publicado em 6 mar 2024, 14h53

O Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira, 6, o julgamento sobre o porte de maconha para consumo próprio. O placar ficou em 5 a 3 para não considerar crime a posse de maconha para uso pessoal, antes de o ministro Dias Toffoli pedir vista e suspender a análise.

Votaram pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal o relator, Gilmar Mendes, e os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Em relação à quantidade máxima que um usuário pode carregar para ser considerado como tal, Gilmar, Rosa, Barroso e Moraes propuseram que ela seja de no máximo 60 gramas. Fachin defendeu que é papel do Congresso criar um critério.

Os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques votaram contra a descriminalização do porte de maconha. Zanin e Nunes Marques defenderam que a quantidade para diferenciar usuário de traficante seja de porte de até 25 gramas da droga. Mendonça defendeu que a quantidade seja de 10 gramas.

O tema tem causado incômodo no Congresso, que tem no horizonte um projeto que criminaliza a posse e o porte de drogas independentemente da quantidade. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou, no entanto, que só vai colocar em votação a PEC após o resultado no Supremo. Aos parlamentares, o ministro Luís Roberto Barroso tem esclarecido que a questão relevante na decisão diz respeito a fixar a quantidade que distingue o porte para consumo do tráfico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.