Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Alcolumbre atende apelo do time de Lula e enterra indicações de Bolsonaro

Senador, que comanda a Comissão de Constituição e Justiça, prometeu não pautar nomes do presidente

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 dez 2022, 19h11

O ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já vem sendo tratado pelo entorno do presidente eleito Lula como um braço-direito no Congresso. Entre uma série de acenos ao petista, como a celeridade na tramitação da PEC da Transição, o ex-aliado de Jair Bolsonaro também acatou pedidos para barrar indicações do atual presidente para assumir cargos na gestão federal.

Entre elas, estão as indicações para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), uma autarquia cuja criação foi aprovada em lei há pouco mais de um ano e que terá o objetivo de fiscalizar e regular a segurança nuclear do país.

Bolsonaro encaminhou ao Senado as indicações de José Mauro dos Santos e Jefferson Borges Araújo para, respectivamente, o comando e uma direção do órgão, com mandatos de três a quatro anos. A formalização dos nomes representa o último passo para que a autoridade nuclear seja instalada. Cabe à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Alcolumbre, fazer a sabatina dos nomes propostos pelo presidente.

No entanto, a equipe de transição do governo Lula pediu para que os nomes não fossem pautados. Em ofício encaminhado a Alcolumbre, a coordenação do grupo que trata de Ciência e Tecnologia sustentou que a área nuclear passa por uma mudança organizacional e política e que seria “desejável” que os novos dirigentes fossem indicados pelos novos governantes.

O pleito foi prontamente acatado por Alcolumbre, que, na largada do novo governo, já dá sinais da fidelidade de seu governismo – seja quem for o presidente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.