Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Aécio desiste do Senado e vai ser candidato a deputado federal

Senador já comunicou a decisão ao candidato do PSDB em Minas Gerais, Antonio Anastasia

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 ago 2018, 01h30 - Publicado em 2 ago 2018, 17h39

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) acaba de tomar a sua decisão para as eleições de 2018. Ele desistiu de ser candidato ao Senado e vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Aécio já avisou o senador Antonio Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais.

Em carta divulgada, Aécio justificou sua decisão, afirmando que pretende “ampliar o campo de apoio à candidatura que melhor atende ao projeto de reconstrução de Minas”. Ele relembrou sua passagem como presidente da Câmara entre 2001 e 2002 e líder do governo de Fernando Henrique Cardoso. “A gravidade da situação do nosso estado exigirá uma bancada forte e unida na defesa dos interesses de Minas no Congresso e junto ao Governo Federal”, completou.

Adiante, o tucano trata do tema que, de fato, influenciou em seu ocaso político, o levando dos 51 milhões de votos para a Presidência da República até a desistência de entrar em qualquer disputa majoritária neste ano. Ele criticou “os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo” e afirmou que “estará lutando para que a verdade prevaleça”.

Acusações

Aécio é réu na Operação Lava Jato pela acusação que corroeu a sua reputação: o áudio em que conversa com o empresário Joesley Batista e pede 2 milhões de reais, pagos em encontros gravados entre intermediários do senador e executivos da JBS na sede da empresa, em São Paulo. Em sua defesa, o senador afirmou ter pedido um empréstimo ao empresário, a quem tentava vender um apartamento que a sua mãe possui no Rio de Janeiro.

O caso lhe rendeu uma denúncia por corrupção passiva e obstrução à Justiça, que foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril. Quando a delação dos irmãos Batista veio à público, Aécio Neves era o presidente nacional do PSDB. Ele foi afastado e, posteriormente, renunciou à posição.

Senado

Apesar da desistência, Aécio ressaltou que “todas as pesquisas realizadas até aqui apontam meu nome entre os mais bem avaliados na disputa para o Senado”. Pesquisa do instituto MDA a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta semana, mostra que ele se reelegeria na segunda posição, ficando atrás apenas, ironicamente, da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Continua após a publicidade

No entanto, nomes como o apresentador Mauro Tramonte (PRB) e o empresário Josué Gomes (PR) se aproximariam dele considerada a margem de erro. Sem Aécio na disputa, a expectativa é que o PSDB feche a chapa de Anastasia com o nome do jornalista Carlos Viana (PHS), que aproxima o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), da coalizão tucana. A outra vaga já havia sido destinada ao ex-deputado Dinis Pinheiro, do Solidariedade.

Leia a íntegra da carta divulgada por Aécio Neves

“Belo Horizonte, 02 de agosto de 2018

Caras amigas e caros amigos,

Nos últimos 30 anos, seja no Congresso Nacional ou à frente do governo do nosso Estado, dediquei minha vida a defender os interesses de Minas e dos mineiros.

Continua após a publicidade

Por isso, nos últimos meses, refleti muito sobre qual a melhor forma de contribuir para que Minas supere a dramática situação que enfrenta hoje e reencontre o caminho do desenvolvimento econômico e social vivenciado nos anos em que governamos o Estado.

Com o objetivo de ampliar o campo de apoio à candidatura que melhor atende ao projeto de reconstrução de Minas, a do senador Antonio Anastasia, informei a ele, hoje, minha decisão pessoal de não disputar, este ano, a eleição para o Senado, colocando meu nome como pré-candidato à Câmara dos Deputados, Casa que já presidi e onde, como líder partidário, à época do governo Fernando Henrique, ajudei a implementar algumas das principais reformas feitas no Brasil contemporâneo.

A gravidade da situação do nosso Estado exigirá uma bancada forte e unida na defesa dos interesses de Minas no Congresso e junto ao Governo Federal.

Estou certo de que poderei contribuir para isso.

Continua após a publicidade

Não foi, como podem imaginar, uma decisão fácil.

Por um lado, porque todas as pesquisas realizadas até aqui apontam meu nome entre os mais bem avaliados na disputa para o Senado.

Por outro, porque estão vivas na minha memória as inúmeras manifestações de estímulo que tenho recebido de lideranças dos mais variados setores e de todas as regiões de Minas.

Mas tomo essa decisão com a responsabilidade daqueles que sempre colocaram os interesses de Minas acima de qualquer projeto pessoal. Os que me conhecem sabem que foi assim que sempre agi e assim continuarei agindo.

Continua após a publicidade

Meus amigos,

Todos conhecem os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo. Diariamente as falsas versões engolem os fatos. Mas apesar de todas as injustiças, estou seguro de que, ao final, a verdade prevalecerá e com ela restará provada a correção de todos os meus atos.

Até lá, estarei lutando para que a verdade prevaleça.

Farei isso, em respeito à minha trajetória política, à minha família e a todos que me levaram a conduzir o que muitos consideram o mais exitoso governo da nossa história recente.

Continua após a publicidade

E farei isso, especialmente, em respeito a todos aqueles que sempre me honraram com a sua confiança.

Continuarei minha caminhada com o mesmo entusiasmo e determinação, e movido pelo mesmo sentimento que, há tantos anos, me trouxe para a vida pública: o amor a Minas e aos mineiros.

Aécio Neves”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.