Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Advogada que bateu boca com Bolsonaro é a mais votada no STF para o TSE

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ironizou Daniela Teixeira nesta quinta: "Agora quer cargo do presidente. Um forte abraço!”

Por Emerson Voltare
Atualizado em 27 jun 2019, 15h49 - Publicado em 27 jun 2019, 15h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira, 26, uma lista tríplice de candidatos a ocupar vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram indicados os advogados mais votados: Daniela Teixeira, com 10 votos, Marçal Justen Filho, 9, e Carlos Mário Velloso Filho, 8.

    Em setembro de 2016, Teixeira protagonizou um bate boca com o então deputado Jair Bolsonaro.

    Ao participar de uma audiência na Câmara que discutia o combate à cultura do estupro, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela afirmou na sessão que, enquanto os agressores não forem punidos, a violência não vai diminuir.

    Em seguida, disse que a punição deve ser aplicada “seja quem for” o agressor. Naquele momento, citou “um deputado que é réu, sim, numa ação já recebida no STF”.

    À época, Bolsonaro se dirigiu a ela fora dos microfones e esbravejou: “Aponta o nome dele!”.

    Continua após a publicidade

    “É o senhor, Jair Bolsonaro, réu no inquérito já admitido pelo STF”, respondeu Teixeira.

    O atual presidente era réu na época em duas ações penais, mas os casos foram suspensos porque, conforme a Constituição, presidente da República não pode responder por fatos ocorridos antes do mandato.

    Na ocasião, a resposta da advogada gerou tumulto. Bolsonaro se dirigiu à Mesa Diretora, onde estava a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que presidia a sessão, e passou a exigir direito de resposta. Alguns deputados chegaram a segurá-lo, e Rosário pediu à segurança que se dirigisse ao local.

    Continua após a publicidade

    A lista definida nesta quarta pelos ministros do Supremo agora será encaminhada ao presidente, que escolherá o novo ministro do tribunal eleitoral dentre os indicados. A vaga no TSE surgiu em decorrência da posse de Sergio Banhos, então substituto, como ministro efetivo, em 16 de maio deste ano.

    De acordo com o artigo 119 da Constituição, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas dos ministros do STF, duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo. Nesse último caso, quando houver vacância, o presidente da República recebe uma lista tríplice elaborada pelo Supremo na qual estão três indicações de nomes de advogados ao cargo vago.

    Continua após a publicidade

    Eduardo Bolsonaro

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi às redes sociais nesta quinta-feira, 27, para ironizar Daniela Teixeira. “Encheu a boca na tentativa de esculhambar com o deputado federal, agora quer cargo do presidente. Um forte abraço!”, tuitou o deputado do PSL.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.