Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Aconselhado, Lula resiste a usar colete à prova de balas durante a posse

Aliados demonstram preocupação com a segurança do presidente eleito após atos extremistas em Brasília

Por Marcela Mattos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 dez 2022, 14h01 - Publicado em 29 dez 2022, 12h13

Em meio aos últimos preparativos para a posse, marcada para o próximo dia 1º, o presidente eleito Lula vem sendo aconselhado pelo seu entorno e pela equipe de segurança a usar um colete à prova de balas durante a cerimônia.

Desde a campanha, o aparato foi oferecido para o petista usar nos atos de rua e em locais mais movimentados. Lula, no entanto, sempre resistiu a vestir o colete. Agora, o apelo para o uso da proteção ganhou novos contornos de preocupação após atos provocados por extremistas em Brasília.

No primeiro, em 12 de dezembro, um grupo de vândalos incendiou veículos e depredou diversos pontos da capital federal. Na sequência, na véspera do Natal, uma bomba foi acoplada no eixo de um caminhão-tanque que faria o desabastecimento do combustível dentro de um posto de gasolina localizado no Aeroporto de Brasília. Por sorte, o motorista do caminhão encontrou o artefato e avisou às autoridades. Nos dois casos, os atos violentos foram provocados por autodeclarados apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Auxiliares de Lula defendem a ideia de que ele ceda e coloque o aparato. Nas conversas, o petista ainda se mostra relutante: afirma que o colete à prova de balas é desconfortável, incomoda e lhe causa calor.

No próximo domingo, o petista deve deixar o hotel rumo à Esplanada dos Ministérios em um carro blindado. O desfile começará da Catedral de Brasília – e ainda não está definido se ele estará em um carro aberto, como é de praxe, ou fechado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.