Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A dificuldade de Lula e do PT para ‘resgatar’ Guido Mantega

Em sua tentativa de reescrever a história e ajudar companheiros acusados de irregularidades, governo quer impor ex-ministro da Fazenda na Vale

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 Maio 2024, 16h14 - Publicado em 21 jan 2024, 19h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde o início do governo Lula, personagens do PT que tiveram a imagem chamuscada por escândalos vêm reconquistando protagonismo. A ex-presidente Dilma Rousseff, que foi defenestrada em um processo de impeachment devido às pedaladas fiscais, por exemplo, ganhou um cargo de presidente do banco dos BRICS. O ex-deputado João Paulo Cunha conquistou vultosos e milionários contratos de advocacia, inclusive do bilionário fundo de pensão Previ, do Banco do Brasil.

    Mas há um personagem que nem o presidente da República e nem o PT ainda conseguiram resgatar: o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, que conduziu a economia de março de 2006 a janeiro de 2015. Durante a transição de governo, no final de 2022, Lula chamou Mantega para compor a equipe, mas o ex-ministro teve de se afastar do grupo de planejamento, orçamento e gestão em função de uma condenação no TCU que o inabilitou para assumir cargos de confiança na administração pública.

    Agora, Lula e o PT traçam uma estratégia para emplacar Guido Mantega no conselho da Vale, empresa que foi privatizada em 1997. O cargo garantiria a Mantega um salário mensal de mais de 100 mil reais. Não é a primeira vez que essa intervenção indevida acontece. No final de seu segundo mandato, Lula fez uma campanha para derrubar o então presidente da Vale, Roger Agnelli, que não rezava pela cartilha econômica petista. A pressão foi tanta que Agnelli foi afastado em 2011, primeiro ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

    Conselheiro da Vale tenta resistir

    A direção da Vale já recebeu a notícia de que Lula quer dar um cargo ao amigo. Um dos conselheiros da Vale disse a VEJA, sob a condição do anonimato, que o assunto ainda não foi levado oficialmente ao Conselho de Administração, mas ressalta  que hoje seria difícil Lula e o PT influírem no comando da organização. “O PT está com a cabeça de vinte anos atrás, pois a Vale mudou muito. A Vale passou por uma reformulação muito grande em termos de governança”, diz o conselheiro.

    Para o conselheiro, a tarefa de tentar emplacar Mantega na Vale teria de passar por seleção de currículo. “Quem elege o presidente da Vale é o Conselho — e os conselheiros, em sua maioria, são independentes — a partir da seleção e análise de currículos. O governo já não tem mais o recurso de impor o nome. O governo influi a partir das duas vagas que são da Previ”, diz uma fonte da direção da Vale. O mandato do atual CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, termina em maio.

    Além da condenação do TCU, Mantega chegou a ser preso em 2106 pela Polícia Federal, em uma das fases da Operação Lava-Jato, por supostas fraudes no período em que ele foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras, acusado de operar um esquema de propina para facilitar negócios para o grupo do empresário Eike Batista.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.