PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Zonas de guerra pelo mundo aumentaram 65% em três anos, aponta relatório

Novo Índice de Intensidade de Conflitos (CII) revela que 6,15 milhões de km² da massa terrestre agora são impactados por conflitos

Por Da Redação Atualizado em 21 nov 2024, 11h16 - Publicado em 21 nov 2024, 09h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A proporção de áreas afetadas por conflitos ao redor do mundo aumentou 65% nos últimos três anospassando de 2,8% para 4,6% da superfície terrestre global, de acordo com o novo Índice de Intensidade de Conflitos (CII)

    O relatório, divulgado pela empresa de análise de riscos Verisk Maplecroft, revela que 6,15 milhões de quilômetros quadrados da massa terrestre do mundo — o equivalente a quase o dobro do tamanho da Índia — agora são impactados por conflitos internos ou entre Estados.

    Além da expansão geográfica, o número de mortes atribuídas a conflitos subiu 29% desde 2021, aproximando-se da marca de 200.000 vítimas. Regiões como Ucrânia, Mianmar, Oriente Médio e o “corredor de conflitos” no Sahel, na África, registraram os aumentos mais significativos em intensidade e escala de violência, sendo a África Subsaariana a região que mais viu o avanço de zonas de conflito.

    O chamado “corredor de conflitos”, que se estende do Mali à Somália, dobrou em violência nos últimos três anos. Em Burkina Faso, 86% do território já está envolvido em conflitos, enquanto o Sudão e a Etiópia foram tomados por crises de violência em larga escala.

    Impactos econômicos e sociais

    O diretor de pesquisa da Verisk Maplecroft, Hugo Brennan, alertou para os impactos abrangentes dos conflitos, que afetam desde o crescimento econômico até a segurança alimentar.

    Continua após a publicidade

    A invasão da Ucrânia pela Rússia, por exemplo, abalou cadeias de suprimentos globais, colocando em risco a exportação de grãos para o Oriente Médio e a África. Além disso, ataques de rebeldes hutis, no Iêmen, prejudicaram a importante rota marítima comercial que passa pelo Mar Vermelho.

    “Os riscos de conflito estão aumentando, e as empresas globais precisam pensar sobre isso. Você pode olhar para a mídia internacional e pensar: ‘Eu não tenho uma fábrica no Sudão, isso não me afeta’, mas, por causa dos impactos da cadeia de suprimentos, um conflito em um lugar distante pode afetá-lo”, alertou Brennan.

    Conflitos persistentes

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.