Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Zelensky concede título de herói a prisioneiro de guerra morto por russos

Vídeo que circulou nas redes sociais mostra Oleksandr Igorevich Matsievskyi com cigarro e gritando 'Glória à Ucrânia' antes de ser morto

Por Da Redação 13 mar 2023, 13h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Volodymyr Zelensky concedeu o título de Herói da Ucrânia a um soldado ucraniano que teve a execução filmada por tropas russas. O clipe de 12 segundos mostra a morte do prisioneiro de guerra e circulou pelo aplicativo de mensagens Telegram.

    O soldado foi identificado como Oleksandr Igorevich Matsievskyi e fazia parte dos serviços de segurança da Ucrânia. Zelensky afirmou que Matsievskyi é um símbolo de resistência do povo ucraniano.

    “Hoje conferi o título de Herói da Ucrânia a Oleksandr Matsievskyi, um soldado”, disse o presidente. “Um homem que todos os ucranianos conhecerão. Um homem que será lembrado para sempre. Por sua bravura, por sua confiança na Ucrânia e por sua ‘Glória à Ucrânia!’”.

    + O soldado que encarou a morte e desafiou os executores: “Glória à Ucrânia”

    No vídeo que circulou nas redes sociais, Matsievskyi aparece de pé em uma trincheira rasa fumando um cigarro. O soldado usava um uniforme ucraniano e grita “Glória à Ucrânia” antes de ser executado por integrantes de uma tropa russa com armas automáticas.

    O vídeo levou as autoridades ucranianas a abrirem uma investigação sobre a identidade do homem. À princípio, militares afirmaram que seu nome era Tymofiy Shadura, integrante da 30ª Brigada Mecanizada Separada, mas alertaram que uma confirmação final não poderia ser feita até que o corpo fosse recuperado do território atualmente controlado pela Rússia.

    Continua após a publicidade

    Shadura teria desaparecido dia 3 de fevereiro perto de Bakhmut, durante uma guerra de trincheiras que durou sete meses. Entretanto, a mídia ucraniana afirmou que o soldado era na verdade Matsievskyi, enviado para Bakhmut em novembro.

    “Recebemos a conclusão de um exame fotográfico forense, que confirmou que o soldado no vídeo é Oleksandr Matsievskyi”, escreveu o Serviço de Segurança da Ucrânia no Twitter no último domingo, 12. “Este é o resultado de uma série de ações investigativas, que incluíram a comunicação com parentes e familiares do falecido, bem como o processamento de fotos e materiais de vídeo. Este homem é um verdadeiro herói que, mesmo enfrentando a morte, demonstrou ao mundo inteiro o que é o caráter ucraniano e a indomabilidade”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.