Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Zelensky afirma estar pronto para negociar com Vladimir Putin

O presidente da Ucrânia diz que se a tentativa de negociação entre os dois países falhar isso acarretará em "uma terceira guerra mundial"

Por Sofia Cerqueira Atualizado em 20 mar 2022, 16h54 - Publicado em 20 mar 2022, 11h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No 24º dia após o exército russo iniciar os ataques ao território ucraniano, o presidente Volodymyr Zelensky declarou neste domingo, 20, que está pronto para negociar com o presidente russo, Vladimir Putin. O líder ucraniano, no entanto, fez um alerta. Afirmou que, se qualquer tentativa de negociação falhar, isso poderá significar que a luta entre os dois países acarretará em “uma terceira guerra mundial”.

    Em entrevista à rede de televisão CNN, o Zelensky foi enfático: “Estou pronto para negociações com ele. Eu estava pronto nos últimos dois anos. E acho que sem negociações não podemos acabar com esta guerra”, disse o líder ucraniano, que se mantém no país desde o princípio da ofensiva das forças de Vladimir Putin. “Se houver apenas 1% de chance de pararmos essa guerra, acho que precisamos aproveitar essa chance. Precisamos fazer isso. Posso falar sobre o resultado dessas negociações, mas de qualquer forma, estamos perdendo pessoas diariamente, pessoas inocentes no terreno”, acrescentou Zelensky.

    Embora o número de mortos no confronto entre a Rússia e a Ucrânia sejam imprecisos devido à dificuldade dos governos e os organismos internacionais contabilizarem as perdas, a Organização das Nações Unidas (ONU) calculou que até o último dia 16 já tinham morrido 726 civis e pelo menos 1 300 soldados ucranianos. De acordo com o governo ucraniano, seriam 2 300 civis ucranianos só em Mariupol, fortemente atacada nas últimas horas pelo exército de Putin, e 498 soldados russos.

    Em meio a este cenário desolador, o presidente da Ucrânia ainda declarou:  “As forças russas vieram para nos exterminar, para nos matar. E podemos demonstrar que a dignidade de nosso povo e nosso exército que somos capazes de desferir um golpe poderoso, somos capazes de contra-atacar. Mas, infelizmente, nossa dignidade não vai preservar as vidas. Então, eu acho que a gente tem que usar qualquer formato, qualquer chance para ter possibilidade de negociação, possibilidade de falar com Putin. Mas se essas tentativas falharem, isso significaria que esta é uma terceira guerra mundial”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.