Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vitória da persistência: a condenação de Trump por abuso sexual

Caso foi uma conquista na Justiça de E. Jean Carroll, 79 anos, conhecida colunista de jornal que não sossegou até levar o caso aos tribunais

Por Ernesto Neves Atualizado em 4 jun 2024, 10h41 - Publicado em 12 Maio 2023, 06h00

A história pessoal de Donald Trump, antes mesmo de virar presidente dos Estados Unidos, tem capítulos tortuosos — e que, aos poucos, saem da sombra. Ele acaba de ser considerado por um júri federal de Nova York responsável por atos de abuso sexual e difamação, condenado a pagar indenização de 5 milhões de dólares. Foi uma conquista na Justiça de E. Jean Carroll, 79 anos, conhecida colunista de jornal que não sossegou até levar o caso aos tribunais. Segundo Carroll, o ataque ocorreu em 1996, em um provador da Bergdorf Goodman, loja luxuosa da Quinta Avenida. Quando o caso veio à tona, em 2019, o crime já havia prescrito, mas ela recorreu a uma lei aprovada no ano passado em Nova York, permitindo que vítimas de abuso sexual peçam compensação na área cível independentemente da data do ato. Carroll celebrou o anúncio como a “vitória de todas as mulheres que falam e não são levadas a sério”. Trump, furibundo, reiterou nas redes sociais que não a conhece e que o veredito é parte “da maior caça às bruxas de todos os tempos”. Em março, Trump foi indiciado por suspeita de manipulação de registros para ocultar a compra do silêncio da ex-amante Stormy Daniels. Ele é alvo de outras seis investigações em andamento, um leque que inclui falcatruas nos negócios, incitação à invasão do Capitólio e retenção de documentos secretos. Nada disso afetou até agora sua pré-candidatura à Presidência em 2024 e muito menos a popularidade: pesquisa recente o instala 6 pontos à frente de Joe Biden, o pré-candidato democrata.

Publicado em VEJA de 17 de maio de 2023, edição nº 2841

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.