Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Vídeo flagra conversa de Merkel e Macron sobre Bolsonaro no G7

“Vou ligar para ele”, disse a chanceler alemã, pouco antes de a filmagem oficial ser cortada

Por Da redação
Atualizado em 25 ago 2019, 17h20 - Publicado em 25 ago 2019, 12h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Imagens registradas no sábado 24 pelo canal oficial da cúpula do G7, em Biarritz, na França, registraram uma conversa entre Angela Merkel e outros líderes mundiais na qual a chanceler alemã revelou seu plano de ligar para o presidente Jair Bolsonaro para tratar das queimadas na Amazônia. Ela recebeu a aprovação do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, do Reino Unido, e do presidente da França, Emmanuel Macron.

    “Eu anunciei que vou ligar para ele na próxima semana para que não fique com a impressão de que estamos trabalhando contra ele”, afirmou Merkel. “É, eu acho importante”, responde Johnson. Macron, então questiona: “ligar para quem?” “Bolsonaro”, responde Merkel. O francês pareceu surpreso e completou: “Sim, sim, vou te dizer… Vamos ligar para ele. E nossos chefes de gabinete…”, diz, segundos antes de imagem oficial ser cortada.

    Neste domingo, Bolsonaro compartilhou o vídeo em suas redes sociais e se disse aberto ao diálogo. “O Brasil é um país que recupera sua credibilidade e faz comércio com praticamente todo mundo”, escreveu, no Twitter.

    Continua após a publicidade

    Já neste domingo, 25, Macron, com quem Bolsonaro trocou farpas e acusações nos últimos dias, se comprometeu a oferecer auxílio  aos países afetados pelos incêndios na Amazônia. “Há uma convergência real para dizer que todos estão de acordo em ajudar o mais rápido possível”, disse Macron, anfitrião da cúpula de países em Biarritz.

    A crise ambiental ganhou tamanha proporção que já ameaça o acordo comercial entra a União Europeia (UE) e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) assinado no final de junho, após 20 anos de negociações. Acusando Bolsonaro de ter “mentido” sobre seus compromissos com o meio ambiente, o governo francês informou que, nessas condições, irá se opor ao tratado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.