Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Victor Hugo, autor de ‘Os Miseráveis’, ganha homenagem do Google

Novo doodle reconhece a importância das principais obras do poeta, dramaturgo, artista e novelista francês

Por Da redação Atualizado em 30 jun 2017, 15h57 - Publicado em 30 jun 2017, 09h16

Victor Hugo, um dos mais importantes escritores românticos da França, é homenageado pelo Google com um doodle nesta sexta-feira. A data marca a publicação do último capítulo de sua novela mais famosa, Os Miseráveis, de 1862, sobre injustiças sociais, redenção e revolução.

“Hoje celebramos o famoso poeta, estadista e ativista de direitos humanos Victor Hugo”, escreve o Google na homenagem. Antes mesmo de chegar aos 30 anos, o francês já era um poeta, dramaturgo, artista e novelista bem estabelecido. O doodle divulgado pela empresa ilustra algumas de suas obras mais importantes, incluindo, além de Os Miseráveis, Notre Dame de Paris (que deu origem ao filme da Disney O corcunda de Notre Dame), de 1831, e a compilação de poemas Les Contemplations, de 1856.

  • Quando lançou Os Miseráveis, Hugo estava exilado há quase 10 anos, em razão de sua visão política. Nesse tempo, ele produziu três coleções de poesia e diversos livros sobre desigualdade econômica, incluindo Os Trabalhadores do Mar e O Homem que Ri. Mais tarde, Victor Hugo fundou a Association Litteraire et Artistique Internationale, criada para dar apoio aos direitos dos artistas.

    Em reconhecimento a sua importância histórica e cultural, Hugo é homenageado por diversas ruas, parques, trilhas e estátuas em diversas cidades francesas, além de Guernsey, ilha britânica onde viveu durante o exílio. “O doodle de hoje é um complemento adequado para a longa lista de homenagens ao venerável Victor Hugo”, diz Google.

    Confira imagens do doodle de Victor Hugo:

    Continua após a publicidade
    Publicidade