Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Vice de Donald Trump o culpa pelo ataque ao Capitólio em novo livro

Mike Pence recusou pedido do ex-presidente para invalidar a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020

Por Da Redação
31 out 2022, 15h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, culpou o ex-presidente, Donald Trump, pelos eventos que levaram à invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, em seu novo livro de memórias, So Help Me God, que será publicado em 15 de novembro. O portal de notícias americano Axios publicou um pequeno trecho da obra nesta segunda-feira, 31.

    Publicidade

    Segundo o livro, a reunião pós-eleitoral na qual conselheiros liderados por Rudy Giuliani atacaram advogados de campanha e pediram para Trump não aceitar a derrota eleitoral foi “um ponto baixo inédito” para um presidente “bem familiarizado com debates difíceis”. 

    Publicidade

    + EUA: Trump é intimado a depor em investigação sobre ataque ao Capitólio

    “No final, naquele dia, o presidente tomou a fatídica decisão de colocar Giuliani e o advogado Sidney Powell no comando da estratégia jurídica. Dia trágico em janeiro”, escreveu o político.

    Publicidade

    Ao culpar abertamente o ex-presidente pela invasão do Capitólio, Pence corre grande risco de perder o apoio dos republicanos em um momento que considera disputar a próxima eleição presidencial, em 2024.

    “O que começou como um briefing naquela tarde de quinta-feira rapidamente se transformou em uma discussão controversa entre os advogados de campanha e um grupo crescente de advogados externos liderados por Rudy Giuliani e Sidney Powell, um advogado que representou o general Mike Flynn – primeiro conselheiro de segurança nacional de Trump, demitido por mentir para o FBI”, diz o trecho. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De acordo com o livro, os personagens envolvidos resolveram partir para o ataque depois que os primeiros relatórios jurídicos apontaram dificuldades de reverter o resultado das eleições. Por meio do viva-voz, Giuliani teria dito a Trump que seus advogados estavam mentindo ao dizer que não seria possível contestar o resultado final. 

    + Ex-assessor de Trump é condenado à prisão por desacato ao Congresso

    Publicidade

    “Mesmo em um escritório bem familiarizado com debates violentos, foi um ponto baixo inédito. E ficou pior a partir daí”, diz. 

    A responsabilidade do ex-presidente pelo ataque ao Capitólio foi examinada e apresentada pelo comitê especial do Congresso americano, que investiga o ato junto com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. 

    Publicidade

    Além dessa investigação, Trump corre risco legal em outras frentes: subversão eleitoral, retenção não autorizada de documentos da Casa Branca após o fim de sua presidência, sua empresa familiar (a Trump Organization) e um processo por difamação de uma escritora que alega que ele a estuprou.

    Continua após a publicidade

    No entanto, ele nega irregularidades e permanece dominante nas pesquisas para 2024. É esperado que um anúncio oficial de sua candidatura ocorra logo após o resultado das eleições de meio de mandato, em novembro. 

    A ambição presidencial de Pence não é segredo, mas embora o comitê especial o tenha apresentado como um herói por se recusar a cooperar com a subversão eleitoral de Trump, ele tem trabalho a fazer se quiser convencer os eleitores republicanos de que é o homem a enfrentar Biden.

    + Congresso intimará Trump para interrogatório sobre ataque ao Capitólio

    As pesquisas dão a Trump ampla vantagem frente a seu adversário mais forte, o governador da Flórida, Ron DeSantis. A margem é ainda maior em relação a figuras como Pence, Ted Cruz, o senador do Texas, e seu filho, Donald Trump Jr.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.