Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Últimos rebeldes em Ghuta Oriental negociam deixar enclave

Insurgentes desmentem versão da Rússia, segundo a qual o grupo já estaria pronto para abandonar a região

Por Da redação
Atualizado em 26 mar 2018, 21h45 - Publicado em 26 mar 2018, 20h22

O último grupo rebelde ainda lutando na região de Ghuta Oriental, na Síria, informou nesta segunda-feira que está tentando negociar um fim ao ataque do Exército. A afirmação contradiz a versão da Rússia, segundo a qual os insurgentes já estariam prontos para deixar o bastião próximo a Damasco.

Todos os outros grupos rebeldes da área concordaram em entregar seus territórios mediante acordos com Moscou, aliada do governo. Isso deixa o presidente sírio, Bashar Assad, à beira de sua maior vitória sobre os rebeldes em mais de um ano.

Mas o grupo Jaish al-Islam ainda mantém o controle da cidade de Duma. “As negociações ainda estão em andamento, sem terem chegado a um acordo final até este momento”, disse o porta-voz dos rebeldes, Hamza Birqdar, em uma mensagem publicada em uma rede social.

Mais cedo nesta segunda-feira uma autoridade da Rússia disse que o grupo sinalizou durante conversas que está disposto a abandonar as armas. “(Isto) é uma mentira, carece de verdade”, disse Birqdar. “Uma tentativa de insistir no deslocamento forçado será catastrófica”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Os combatentes da facção se chocaram com o Exército sírio na região de Duma nesta segunda-feira, disse o Observatório Sírio de Direitos Humanos, grupo de monitoramento sediado no Reino Unido, e o Exército usou artilharia na cidade.

Conforme os acordos mediados pelos russos, dezenas de ônibus partiram da área desde quinta-feira transportando combatentes de outros grupos, suas famílias e civis que não querem voltar a viver sob o governo Assad. Eles se dirigem a áreas da oposição no noroeste do país.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.