UE alerta sobre ‘enorme risco’ de ataques terroristas no Natal
Ministros europeus se reúnem depois de turista morrer em ataque a faca em Paris

Existe um “enorme risco de ataques terroristas na União Europeia” durante a próxima época de festas de final de ano, disse uma funcionária do alto escalão da UE, segundo a emissora britânica BBC. O comentário foi feito um dia depois de um turista ser esfaqueado e morto em Paris, na França.
A comissária europeia de Assuntos Internos do bloco, Ylva Johansson, disse que a polarização na sociedade causada pela guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza estava aumentando o risco de violência no continente. Ela acrescentou que estava disponibilizando 30 milhões de euros (R$ 160 milhões) adicionais para a segurança regional.
“Vimos isso recentemente em Paris, infelizmente também já vimos isso antes”, acrescentou Johansson antes de uma reunião dos ministros do Interior da UE.
+ Hamas reivindica autoria de ataque em Jerusalém que deixou três mortos
Ataque em Paris
Os ministros da UE se reuniram após um incidente mortal perto da Torre Eiffel no último sábado, 3. Um turista alemão de 23 anos foi morto a facadas e a sua namorada e um homem britânico ficaram feridos durante o ataque. O jovem casal da Alemanha estava visitando pontos turísticos na França e chegou a tirar fotos na Disney de Paris, Louvre e Torre Eiffel antes do incidente.
A polícia disse que o suspeito é um homem francês, identificado como Armand R, que vem de uma família iraniana não religiosa, mas jurou lealdade ao grupo Estado Islâmico. Ele foi detido no local e o promotor antiterrorismo Jean-François Ricard disse que a mãe de Armand já havia levantado preocupações sobre seu comportamento, embora não houvesse evidências na época para tomar novas medidas contra ele.
O suspeito tem uma passagem pela polícia por planejar um ataque terrorista no distrito comercial de La Défense, nos arredores de Paris. Em 2020, ele também foi interrogado pela polícia francesa por ter se comunicado com Abdoullakh Anzorov, que assassinou o professor Samuel Paty.
+ Macron diz ser contra acordo da União Europeia com Mercosul
Alemanha em alerta
A Alemanha também está em alerta máximo para um possível ataque. Na semana passada, dois rapazes foram detidos em diferentes partes do país sob suspeita de planearem um ataque de militantes islâmicos a um mercado de Natal na cidade de Leverkusen.
Um iraquiano que que chegou à Alemanha no ano passado também está sob custódia pela suspeita de planejar um ataque com faca num mercado de Natal em Hannover.
O chefe da inteligência interna alemã no estado oriental da Turíngia, Stephan Kramer, alertou sobre o “considerável potencial de perigo” representado pelos simpatizantes do Hamas, não apenas para os mercados de Natal, mas para grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas de Paris.