Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

UE acusa Rússia de fazer chantagem com gás e se prepara para ‘corte total’

O bloco propôs uma meta de redução voluntária, de 15%, no uso do produto no período de agosto a março

Por Amanda Péchy
20 jul 2022, 08h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • European Commission president Ursula von der Leyen addresses the closing press conference of an European Union summit on Ukraine, defence and energy, in Brussels on May 31, 2022. - The 27-nation bloc leaders agreed to a sixth package of sanctions that will see the majority of Russian oil stopped, but exempted supplies by pipeline in a concession to hold-out Hungary. (Photo by Kenzo TRIBOUILLARD / AFP)
    “A Rússia está nos chantageando. A Rússia está usando a energia como arma”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen - 31/05/2022 (Kenzo Tribouillard/AFP)

    A União Europeia estabeleceu planos de emergência nesta quarta-feira, 20, para reduzir o uso de gás em meio a temores de que a Rússia possa cortar seu fornecimento durante o inverno.

    Publicidade

    O bloco propôs uma meta de redução voluntária, de 15%, no uso do produto no período de agosto a março, acusando o Kremlin de usar as exportações de gás como arma.

    Publicidade

    “A Rússia está nos chantageando. A Rússia está usando a energia como arma”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em entrevista coletiva.

    “E, portanto, em qualquer caso, seja um corte parcial e importante do gás russo ou um corte total do gás russo, a Europa precisa estar pronta.”

    Publicidade

    Ela alertou que quase metade dos estados membros já foram afetados pelo fluxo reduzido de gás da Rússia, que caiu abaixo de 30% em relação à média de 2016-2021.

    Continua após a publicidade

    As interrupções prejudicaram os esforços da Europa para reabastecer os estoques de gás antes do inverno. Isso aumentou o risco de racionamento e queda no crescimento econômico, se Moscou restringir ainda mais os fluxos em retaliação às sanções ocidentais pela guerra na Ucrânia.

    Publicidade

    + Sanções a Putin deixam a desejar, e Rússia ainda fatura alto com petróleo

    Os preços do gás dispararam no comércio volátil desde a invasão. O contrato de gás do mês subiu acima de 160 euros por megawatt-hora (MWh) nesta quarta-feira, 360% acima do ano anterior (mas abaixo do pico de março de 335 euros).

    Publicidade

    De acordo com os planos, caso haja risco substancial de grave escassez de gás, a União Europeia poderia tornar o corte obrigatório. A proposta ainda precisa ser aprovada pela maioria dos países do bloco, e seus diplomatas irão discuti-la nesta sexta-feira, 22.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.