Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ucrânia ordena que Igreja ortodoxa alinhada com Moscou deixe Kiev

Guerra intensificou disputa de longa data sobre lealdade religiosa entre alas ucranianas e russas

Por Da Redação
Atualizado em 10 mar 2023, 19h35 - Publicado em 10 mar 2023, 19h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em mais um movimento para combater possíveis atividades subversivas russas, autoridades da Ucrânia ordenaram nesta sexta-feira, 10, que uma ala da Igreja Ortodoxa historicamente alinhada a Moscou deixe um mosteiro em Kiev onde está sediada.

    Em comunicado, o Ministério da Cultura ucraniano afirmou que uma investigação revelou que a igreja “violou os termos do acordo sobre o uso de propriedade do Estado”, porém não deu detalhes. A ala usa como sede o Mosteiro de Kiev-Petchersk, declarado Patrimônio da Humanidade.

    A decisão segue um cerco de Kiev à Igreja Ortodoxa da Ucrânia, afirmando que a instituição segue sob o patriarcado de Moscou, mesmo com a invasão iniciada no ano passado. O patriarca Cirilo I de Moscou é um firme defensor do presidente russo, Vladimir Putin, e deu sua bênção às forças russas que lutam na guerra. Durante o conflito, fez sermões anti-Ocidente e anti-Kiev.

    A Igreja Ortodoxa da Ucrânia, no entanto, diz ter rompido laços com a Rússia e com o patriarca e afirma que é vítima de uma caça às bruxas.

    Em novembro, o Serviço de Segurança da Ucrânia invadiu o mosteiro na justificativa de ser uma operação para combater suspeitas de “atividades subversivas dos serviços especiais russos”.

    Continua após a publicidade

    Na ocasião, as autoridades responsáveis não deram detalhes sobre a operação, porém policiais foram vistos verificando identidades e revistando as bolsas dos fiéis antes de deixá-los entrar. Na época, um líder chegou a condenar o ataque e o chamou de um “ato de intimidação”

    A Guerra na Ucrânia também serviu para dividir ainda mais as duas igrejas, intensificando uma disputa de longa data sobre lealdade religiosa. Há três anos a Igreja Ortodoxa ucraniana se separou formalmente da liderança de Moscou, o que resultou na perda de várias paróquias ucranianas. Entretanto, muitas igrejas e mosteiros históricos permaneceram leais aos russos não só na religião, mas também na política.

    O conceito de “mundo russo” faz parte da nova doutrina política de Putin, que visa proteger a língua, a cultura e a religião da Rússia, além de ter sido usado por ideólogos conservadores para justificar a intervenção no exterior.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.