A Ucrânia lançou nesta terça-feira, 18, um ataque com drones contra uma refinaria de petróleo russa em Azov, na região de Rostov, provocando um incêndio na infraestrutura energética.
“Os depósitos de petróleo pegaram fogo em Azov depois de um ataque com drones”, escreveu Vasili Golubev, governador da região de Rostov, no sul da Rússia, em suas redes sociais.
Mais de 200 bombeiros foram enviados ao local para conter o incêndio e, segundo Golubev, o ataque não deixou vítimas. O sucesso da operação foi comemorado por Kiev.
Ataques contra a Rússia
Nos últimos meses, a Ucrânia tem visado atacar a infraestrutura energética russa, com o objetivo de abalar a economia do país, dependente de exportações de petróleo e gás a aliados como a China, e prejudicar a produção de armas e equipamentos de guerra, em resposta aos ataques russos ao sistema energético ucraniano.
No início deste mês, um ataque com drones ucranianos incendiou a refinaria de petróleo Novoshakhtinsk, na região de Rostov, e danificou um depósito de combustível na região russa de Voronej.
Em maio, a Ucrânia atingiu a refinaria Taneco, uma das maiores da Rússia, com capacidade de produzir cerca de 360 mil barris de petróleo por dia, e uma fábrica que produz os drones iranianos Shahed. A ofensiva também demonstrou a capacidade de Kiev em atingir alvos distantes, no coração do país inimigo.
Já em março, pelo menos sete refinarias russas foram atingidas por drones ucranianos, incluindo a Norsi, a quarta maior refinaria da Rússia, a Ryazan e a Syzran.