Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ucrânia diz que avança em ‘todas as direções’ da contraofensiva

Autoridades ucranianas também disseram que o 'evento principal' da operação contra a Rússia ainda não começou

Por Da Redação
30 jun 2023, 09h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse nesta sexta-feira, 30, que os soldados ucranianos estão avançando em todas as direções da contraofensiva contra as forças de ocupação russas.

    Publicidade

    Desde o início das operações ofensivas neste mês, a Ucrânia diz ter retomado o controle sobre aglomerados de aldeias no sudeste, embora a Rússia ainda detenha faixas de território no leste, sul e sudeste do país.

    Publicidade

    “Se falarmos sobre toda a linha de frente, tanto leste quanto sul, tomamos a iniciativa estratégica e estamos avançando em todas as direções”, disse Maliar à televisão ucraniana.

    A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, não reconheceu os ganhos e disse que os militares ucranianos estão sofrendo pesadas baixas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Maliar afirmou que os soldados ucranianos estão se movendo “com confiança” nos flancos ao redor da devastada cidade oriental de Bakhmut, que é controlada por forças russas, e que os principais combates estão acontecendo ao redor da cidade. No sul, as forças de Kiev estavam se movendo com sucesso misto , acrescentou.

    “No sul, estamos nos movendo com sucesso variável, às vezes há dias em que é mais de um quilômetro, às vezes menos de um quilômetro, às vezes até 2 quilômetros”, disse ela.

    Publicidade

    Maliar ressaltou que a eficácia da contraofensiva deve ser avaliada por “muitas tarefas militares diferentes” e não apenas por avanços e libertação de aldeias.

    Continua após a publicidade

    “Só os militares podem avaliar isso de forma correta e precisa, e segundo a avaliação deles, tudo está correndo conforme o plano”, disse.

    Publicidade

    O presidente da Ucrânia, Voldoymyr Zelensky, afirmou na semana passada que a contraofensiva está avançando mais lentamente do que o desejado, mas que Kiev não seria pressionada a acelerá-la.

    Autoridades ucranianas também disseram que o “evento principal” das operações ofensivas ainda não começou, e que suas principais reservas de soldados ainda não foram enviadas para o combate.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.