Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ucrânia capturou 100 soldados russos durante invasão ao país, diz Zelensky

Eles podem ser usados para realizar trocas de prisioneiros de guerra; ucranianos continuam avançando na região russa de Kursk

Por Da Redação
Atualizado em 14 ago 2024, 08h44 - Publicado em 14 ago 2024, 08h35

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira, 14, que seu Exército capturou 100 soldados russos durante a invasão ao país vizinho, que começou no dia 6 de agosto. O mandatário afirmou que suas forças continuam avançando na região russa de Kursk, que faz fronteira com o território ucraniano, mas garantiu que “não estamos esquecendo nossa frente leste por um segundo”.

“Estamos avançando na região de Kursk, um a dois quilômetros em várias áreas desde o início do dia. Capturamos mais de 100 militares russos durante este período”, declarou Zelensky em postagem no X, antigo Twitter. “Instruí o comandante-chefe a fortalecer (a frente leste na Ucrânia) usando o equipamento e suprimentos atualmente fornecidos por nossos parceiros”, acrescentou.

De acordo com o Instituto para Estudos da Guerra, think tank sediado em Washington, D.C., Zelensky também já havia falando em aumentar o “fundo de câmbio” da Ucrânia, provavelmente se referindo a militares russos feitos prisioneiros de guerra, que poderiam ser trocados por ucranianos capturados pela Rússia.

A operação no estilo blitzkrieg pegou o Kremlin de surpresa e superou as expectativas até mesmo daqueles que a planejaram. Algumas unidades avançaram quarenta quilômetros adentro da Rússia, que declarou estado de emergência na área. Cerca de 76 000 pessoas fugiram de suas casas.

Sete dias após o início da incursão, na segunda-feira 12, Oleksandr Syrsky, chefe do Exército da Ucrânia, afirmou que suas tropas obtiveram controle de cerca de 1 000 quilômetros quadrados de terra – quase equivalente ao que Moscou conseguiu, a grande custo, tirar deles desde o início do ano. 

Continua após a publicidade

Emergência

O exército da Ucrânia também disse que suas forças na região de Kursk abateram um caça-bombardeiro russo Su-34.

Enquanto isso, Vyacheslav Gladkov, o governador da região russa de Belgorod, declarou estado de emergência. Belgorod faz fronteira com a região de Kharkiv, na Ucrânia, e é vizinha de Kursk, onde a Ucrânia lançou sua ofensiva surpresa.

“A situação na região de Belgorod continua extremamente difícil e tensa. Portanto, estamos tomando uma decisão, a partir de hoje, de declarar uma situação de emergência regional em toda a região de Belgorod, com um apelo subsequente ao governo para declarar uma situação de emergência federal”, declarou Gladkov.

A autoridade russa afirmou ainda que a região de Belgorod foi atacada por drones ucranianos, mas garantiu que não houve vítimas. Na cidade de Shebekino, como resultado de vários ataques de drones a um prédio de apartamentos, um apartamento pegou fogo e lajes desabaram. A linha de fornecimento de gás também foi danificada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.