Ucrânia ataca Rússia com mísseis dos EUA pela primeira vez, diz Kremlin
Relato vem dois dias depois de Biden autorizar Kiev a usar armas americanas para atingir o território russo, mil dias após o início da guerra
O Kremlin afirmou nesta terça-feira, 19, que a Ucrânia usou os mísseis ATACMS dos Estados Unidos para atingir território da Rússia pela primeira. O governo russo considerou o movimento como uma escalada significativa das hostilidades, que ocorre no marco de exatos 1.000 dias de guerra.
A Rússia informou que suas forças abateram cinco dos seis mísseis doados a Kiev pelos americanos, que foram disparados contra uma instalação militar na região de Bryansk. Os destroços de um deles atingiram a instalação, mas não houve registro de vítimas ou danos.
A Ucrânia, por sua vez, disse que atingiu um depósito de armas russo a uma distância de cerca de 110 km da fronteira entre os dois países, acrescentando que o golpe causou explosões secundárias. As forças ucranianas não especificaram quais armas foram usadas no ataque.
O relato russo de que mísseis ATACMS foram usados contra seu território pela primeira vez vem dois dias depois do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dar sinal verde a Kiev para usar armas americanas para atingir a Rússia.