Trump volta a atacar jornalistas mulheres: ‘Você é uma repórter insuportável, realmente péssima’
Republicano, que tem histórico de insultar a imprensa, ofendeu duas jornalistas durante anúncio de um incentivo financeiro para agricultores dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar mulheres jornalistas durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 8, na Casa Branca. Irritado com uma pergunta de uma repórter da emissora americana ABC News, que já havia sido ofendida pelo republicano em outra ocasião, ele bradou: “Você é a repórter mais irritante desse lugar. Deixa eu te dizer: você é uma repórter insuportável, realmente péssima. E é sempre a mesma coisa com você”.
A jornalista havia questionado o presidente sobre a liberação do vídeo completo de um ataque militar a um barco que supostamente transportava drogas no Caribe. Informações da imprensa local sugerem que o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, teria ordenado um segundo bombardeio para matar os sobreviventes. Trump, irritado, continuou: “Eu já te disse, qualquer coisa que o Pete Hegseth quiser fazer está bem para mim”. Em declarações anteriores, o líder americano afirmou que não havia “desejado” o ataque.
O momento tenso ocorreu no anúncio de um incentivo financeiro para agricultores dos EUA. Mais tarde, outra repórter foi insultada após o líder americano, de novo, ficar insatisfeito ao ser questionado. Dessa vez, a pergunta foi sobre o anúncio de 20 republicanos na Câmara dos EUA de que não buscariam reeleição e se aposentariam. Depois de interrompê-la várias vezes, Trump rebateu que ela não havia citado dados sobre os democratas e disparou críticas.
“Não estou preocupado. Temos a melhor economia da história. Quantos democratas estão se aposentando? Como você só sabe sobre os republicanos e não fala dos democratas?”, afirmou. “Você está despreparada. Totalmente despreparada.”
Não é a primeira vez, no entanto, que Trump ofende repórteres mulheres. No final de novembro, quando questionado sobre o afegão que atirou contra membros da Guarda Nacional em Washington, deixando uma agente morta, ele perguntou em tom agressivo: “Você é idiota?”. Antes disso, em 17 de novembro, ele saiu em defesa do príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que havia sido questionado sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.
“Você está mencionando alguém que foi extremamente controverso. Muitas pessoas não gostavam desse senhor de quem você está falando. Gostando dele ou não, as coisas acontecem”, disse Trump no Salão Oval. “Ele (MBS) não sabia de nada, e podemos deixar por isso mesmo.”
“Você não precisa constranger nosso convidado fazendo uma pergunta dessas”, afirmou ele à repórter Mary Bruce, correspondente veterana da emissora americana ABC News na Casa Branca, responsável pela pergunta.
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Flávio revela reação de Tarcísio após anúncio de disputa à Presidência
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro, tem primeiras cenas divulgadas; assista ao teaser







