Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Em viagem surpresa, Trump visita tropas americanas no Iraque

Acompanhado da mulher, Melania, o presidente americano conheceu a Base Aérea Al-Assad, onde conversou com militares

Por Da redação - Atualizado em 26 dez 2018, 20h12 - Publicado em 26 dez 2018, 19h00

Donald Trump realizou sua primeira visita a tropas americanas em uma zona de guerra desde que assumiu a Presidência. O chefe de Estado americano realizou uma viagem surpresa até o Iraque para encontro com militares instalados na região.

Acompanhado da mulher, Melania Trump, o presidente pousou na Base Aérea Al-Assad e, após falar com militares, encontrou homens do alto escalão, como o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.

A viagem foi anunciada nesta quarta-feira, 26, pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, que escreveu no Twitter que Trump foi agradecer aos militares americanos pelo “êxito e sacrifício”. Sanders não informou se Trump ainda está no Iraque nem deu mais detalhes sobre o destino do presidente americano.

Recentemente, o mandatário americano anunciou a retirada das tropas do país da Síria, decretando a vitória contra o Estado Islâmico – mesmo com o próprio Pentágono afirmando que o grupo terrorista ainda é uma ameaça. Como consequência, o general James Mattis comunicou que deixará o cargo de secretário de Defesa em fevereiro.

Publicidade
 Trump discursa ao visitar a Base Aérea de Al Asad Jonathan Ernst/Reuters

O general era contra a saída americana do conflito. Em sua carta de renúncia, Mattis se disse “privilegiado” pela oportunidade de servir ao país e frisa que o presidente “tem o direito de escolher um secretário de Defesa que tenha uma visão mais alinhada à sua”. Em diversos trechos da mensagem, o general destaca sua crença na importância de manter uma relação “respeitosa” com parceiros e aliados dos EUA.

Os EUA mantêm 5.200 soldados no Iraque, um dos países onde a coalizão internacional liderada pelo governo americano atua para derrotar o grupo terrorista Estado Islâmico.

(com AFP e EFE)

Publicidade