Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump se declara inocente de 37 acusações em caso de documentos secretos

Ex-presidente foi indiciado em tribunal federal por desviar documentos secretos da Casa Branca para sua residência pessoal, na Flórida

Por Da Redação
Atualizado em 13 jun 2023, 16h53 - Publicado em 13 jun 2023, 16h29

Como era esperado, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, se declarou inocente de todas as 37 acusações criminais federais feitas contra ele em um tribunal em Miami, na Flórida, nesta terça-feira, 13.

Em nome de seu cliente, o advogado Todd Blanche entrou com a apelação do indiciamento.

“Estamos certamente entrando com uma alegação de inocência”, disse Blanche ao tribunal.

Segundo a mídia americana, que acompanhou o indiciamento de dentro da sala no 13º andar do tribunal, o processo foi “muito básico” e “pro forma”, dizendo que durou apenas cerca de cinco minutos.

Trump, candidato presidencial republicano cujas tentativas de reverter sua derrota eleitoral em 2020 abalaram a democracia americana, chegou ao Tribunal Wilkie D. Ferguson Jr., no centro da cidade, para enfrentar as acusações criminais federais que o responsabilizam por reter, de maneira ilegal, segredos de Estado na área de defesa. O caso também o imputa por obstrução de Justiça, por ter se recusado a entregar os documentos confidenciais após solicitação do órgão Arquivos Nacionais e Administração de Documentos, bem como do Departamento de Justiça.

Continua após a publicidade

Uma multidão pequena, mas animada, se reuniu do lado de fora do tribunal para expressar apoio ao ex-presidente.

Trump foi preso por autoridades do Serviço de Delegados dos Estados Unidos e foi fichado no tribunal, assim como seu cor

réu e fiel assistente Walt Nauta.

Espera-se que os delegados façam cópias eletrônicas de suas impressões digitais em algum momento durante os procedimentos de hoje. Não se espera que eles tirem uma foto de Trump, devido à sua capacidade de reconhecimento.

Continua após a publicidade

Trump é a primeira pessoa que ocupou o Salão Oval da Casa Branca, em todos os 247 anos de história do país, a ser indiciado por um grande júri.

As 37 acusações criminais, reveladas parcialmente na sexta-feira 9, responsabilizam o ex-presidente por revelar informações confidenciais a seus assessores e visitantes do seu resort na Flórida, Mar-a-Lago, armazenar caixas cheias de papéis secretos de forma irresponsável em sua residência pessoal – algumas foram encontradas na garagem, outras até no banheiro – e mentir e obstruir a investigação federal.

Depois que o Departamento de Justiça se debruçou sobre o caso, Trump continuou evasivo e driblou uma série de pedidos de devolução da papelada. A investigação, então, conseguiu um mandado judicial para que o FBI pudesse fazer uma batida em Mar-a-Lago e recuperar o material. A polícia federal encontrou 26 caixas de documentos, sendo que ao menos 300 deles estavam classificados como “ultrassecretos”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.