Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Trump não é merecedor de respostas do Irã, diz aiatolá a premiê japonês

Shinzo Abe visita Teerã para auxiliar na redução das tensões na região causadas pela retirada dos EUA do tratado nuclear de 2015

Por Da Redação
Atualizado em 13 jun 2019, 11h27 - Publicado em 13 jun 2019, 10h55

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se reuniu com o aiatolá Ali Khamenei, do Irã, nesta quinta-feira, 13. O encontro foi o primeiro entre um chefe de governo japonês e um líder supremo iraniano desde a Revolução Islâmica de 1979.

Após o encontro, Khamenei afirmou que não valia a pena responder à mensagem que o premiê japonês levou para o Irã, sobre um possível diálogo com o governo dos Estados Unidos para auxiliar na redução das tensões.

“Eu não vejo [Donald] Trump como merecedor de qualquer troca de mensagens, e não tenho nenhuma resposta para ele, agora ou no futuro”, disse Khamenei, segundo a imprensa estatal iraniana.

Segundo Abe, contudo, o líder supremo afirmou durante a reunião que o Irã não pretende fabricar ou usar armas nucleares e reafirmou sua “crença na paz”. “Tenho isto em alta conta como um grande progresso rumo à paz e à estabilidade da região”, disse a repórteres em Teerã.

“O líder supremo Khamenei comentou que o país não fará e não deveria fazer, manter ou usar armas nucleares, e que não tem tais intenções”, afirmou.

Continua após a publicidade

Abe a Khamenei conversaram por cerca de uma hora. Na quarta-feira à noite, o premiê japonês havia se reunido com presidente Hassan Rohani.

“Reunido com @AbeShinzo, o primeiro-ministro japonês”, afirma uma mensagem publicada na conta oficial do Twitter do aiatolá Khamenei, acompanhada de uma foto de ambos.

Continua após a publicidade

O Japão é um aliado crucial dos Estados Unidos, país rival do Irã, e tradicionalmente tem boas relações com o governo de Teerã.

A visita de Abe acontece em um momento de grande tensão entre os governos americano e iraniano, após Washington ter se retirado do acordo nuclear internacional de 2015.

O primeiro-ministro japonês havia anunciado, antes do encontro, que pediria a Khamenei que desse os passos construtivos rumo à diminuição das tensões regionais, incluindo o início de um diálogo com os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

“Ninguém quer uma guerra. O Japão quer ter um papel de destaque para reduzir a tensão”, disse Abe na quarta-feira 12.

“A paz e a estabilidade no Oriente Médio são indispensáveis para a prosperidade, não apenas nesta região mas no mundo inteiro”, completou.

(Com Reuters, AFP e Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.